Otto: "Tirar Doente de UTI Para ir Para Tomar Medicamentos Paliativos" Otto: "Tirar Doente de UTI Para ir Para Tomar Medicamentos Paliativos"
O Antagonista

Otto Alencar: ‘Não tenho dúvida de que houve crime na Prevent Senior’

avatar
Wilson Lima
6 minutos de leitura 25.09.2021 16:00 comentários
Brasil

Otto Alencar: ‘Não tenho dúvida de que houve crime na Prevent Senior’

Decano da CPI da Covid, o senador Otto Alencar (PSD-BA) afirma, em entrevista a O Antagonista, que a direção da Prevent Senior cometeu vários crimes ao defender para seus pacientes a prescrição do “tratamento precoce”...

avatar
Wilson Lima
6 minutos de leitura 25.09.2021 16:00 comentários 0
Otto Alencar: ‘Não tenho dúvida de que houve crime na Prevent Senior’
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Decano da CPI da Covid, o senador Otto Alencar (PSD-BA) afirma, em entrevista a O Antagonista, que a direção da Prevent Senior cometeu vários crimes ao defender para seus pacientes a prescrição do “tratamento precoce, formado por medicamentos sem comprovação científica contra Covid, como a cloroquina.

“Tirar doente de UTI para ir para tomar medicamentos paliativos, ‘paliar o paciente’, mesmo em casos que ainda é possível se recuperar o doente, isso não é crime?”, afirmou o parlamentar.

Em depoimento à CPI na quarta-feira última (22), o diretor-executivo da Prevent Senior, Pedro Benedito Batista Júnior, negou que o plano de saúde tenha fraudado estudos e ensaios clínicos relacionados à prescrição da cloroquina, mas admitiu que o principal hospital da rede alterava o código de identificação dos pacientes que eram internados com Covid após 14 dias de hospitalização.

Além disso, Alencar também defendeu a O Antagonista o encerramento das investigações da CPI. Para ele, o colegiado já cumpriu o seu papel.

“Eu estou convicto de que foi feito o melhor trabalho de uma Comissão Parlamentar de Inquérito de toda a história do Brasil”, disse o parlamentar.

Leia os principais trechos da entrevista:

Senador, depois do depoimento do diretor-executivo da Prevent Senior, o senhor avalia que houve crime?

Claro, sem dúvida nenhuma. Tanto é que o senhor Pedro saiu como investigado [da sessão da CPI]. Ele omitiu, mentiu, não soube explicar o que aconteceu [na Prevent Senior]. Mudar código de doença para ocultar que o paciente não teve Covid-19, isso é inacreditável.

Ele [Pedro] ria quando o [virologista] Paulo Zanotto falava sobre a administração de zinco,  dizendo que ia administrar 220ml de zinco. Uma pessoa adulta tem que tomar no máximo 40ml. Se isso não é uma coisa que fere os princípios da medicina, paciência.

Mas houve outros episódios que podem ser configurados como criminosos?

Eles enviaram saquinhos com medicamentos para a casa das pessoas, sem receita. Aquilo devia ter a receita assinada pelo médico. Tirar doente de UTI para tomar medicamentos paliativos, ‘paliar o paciente’, mesmo em casos que ainda é possível se recuperar o doente, isso não é crime? Será que alguém que perdeu o pai ou a mãe não acha que é crime? Claro que é crime. Não tenho dúvida disso. Tanto que ele saiu [da CPI] como investigado.

No episódio da Prevent Senior, não faltou uma ação efetiva do Conselho Federal de Medicina? Não caberia uma intervenção do CFM no caso?

O problema é que o conselho é bolsonarista. O presidente do Conselho Federal de Medicina [Mauro Luiz de Britto Ribeiro] é aliado de [Jair] Bolsonaro e ele não toma providência contra quem está ao lado do negacionismo. Quando aconteceu o caso do médico que foi acusado de abuso [em junho, o médico gaúcho Victor Sorrentino foi detido em Cairo, suspeito de ter assediado uma vendedora de uma loja de papiros], eu denunciei e ele não tomou providência nenhuma. Ele não fez nada porque era aliado dele. O Conselho Federal de Medicina está entregue nas mãos de alguém que faz política favorável ao negacionismo.

Mas aí o caso fica sem uma resposta para a sociedade?

O Conselho Regional de Medicina de São Paulo deve tomar alguma providência, o Ministério Público deve tomar providências e apurar. Essas coisas não acontecem por acaso. A única pessoa que estava mentindo ali na CPI foi o Pedro Batista Júnior. Ele era o único que estava mentindo. Nenhum senador deixou de falar a verdade, inclusive eu. Ele já está como investigado pela CPI e deve ser denunciado. Mas aí, outras providências, cabem à Justiça.

O senhor tem afirmado que a CPI já cumpriu o seu papel. Já é hora de encerrar os trabalhos?

Na minha opinião, a CPI contribui muito com o povo brasileiro ao mostrar o negacionismo, o crime sanitário previsto no Código Penal e já fechou, praticamente, todas as pontas. Falta fechar agora a investigação da Prevent Senior e, talvez, ouvir o Elcio Franco [ex-secretário executivo do Ministério da Saúde]. A comissão obrigou Bolsonaro a comprar vacinas, que ele não queria comprar. Ele ia comprar a vacina errada, ia pagar R$ 1,6 bilhão [no lote de 20 milhões de doses da Covaxin] e não pagou porque nós fomos para cima. Então, a CPI mostrou ao povo brasileiro a face oculta de um governo que não se preocupa com a saúde do povo, que não se comove com 600 mil óbitos no Brasil, que tem um presidente da República que faz motociata, mas não vai a um hospital.

Mostramos um governo que passou o tempo todo negando vacina, fazendo imagens totalmente desconexadas com a realidade, dizendo que se o cara fosse tomar a vacina, ele iria virar jacaré. 

O senhor defende que a CPI seja encerrada na semana que vem, ou não?

Nós tomamos posição por maioria. Eu penso assim, o Tasso [Jereissati] pensa assim também, que ela deve ser encerrada na primeira semana de outubro. Se fosse por mim, Renan [Calheiros – relator do colegiado] leria o relatório, que é um relatório muito bem feito, eu conheço parte dele, com provas materiais contra esses negacionistas, contra os charlatões como [o empresário] Carlos Wizard, [o deputado federal] Osmar Terra, [a médica] Nise Yamaguchi, esse Pedro [da Prevent Senior], esse [virologista] Paolo Zanoto, contra toda essa corporação de mentirosos e charlatões que participaram de atos criminosos que vitimaram o povo brasileiro. Para mim, Renan poderia ler o parecer na outra quinta-feira, e, na primeira terça-feira de outubro, ele seria votado.

Na sua opinião, a CPI fez um bom trabalho, senador?

Eu estou convicto de que foi feito o melhor trabalho de uma Comissão Parlamentar de Inquérito de toda a história do Brasil. O trabalho foi feito para que se evitassem mais mortes. Se o presidente da República tomasse providência de, no ano passado ainda, comprar a vacina do Butantan em dezembro, comprar a Pfizer, teria se reduzido, no mínimo, trinta por cento de todas as mortes. Seriam menos órfãos, menos viúvas, viúvos, netos que perderam os avós… Em resumo, menos vítimas.

  • Mais lidas
  • Mais comentadas
  • Últimas notícias
1

Crusoé: Comunista Flávio Dino é tudo, menos juiz

Visualizar notícia
2

Tropas russas cruzam inesperadamente rio Oskil, em Kharkiv

Visualizar notícia
3

Mais uma frente contra o Janjapalooza

Visualizar notícia
4

Mancha misteriosa em imagem de santa intriga fiéis em Goiás

Visualizar notícia
5

Os fantasminhas da Embratur

Visualizar notícia
6

Mercadão de sentenças nos tribunais brasileiros?

Visualizar notícia
7

Crusoé: O que pensa o presidente uruguaio eleito sobre Venezuela

Visualizar notícia
8

Prefeitura de SP reclama de "retrocesso" de Dino sobre cemitérios

Visualizar notícia
9

Kamala Harris e o fiasco financeiro de sua campanha de US$ 1,5 bilhão

Visualizar notícia
10

MST quer a cabeça do ministro Paulo Teixeira

Visualizar notícia
1

‘Queimadas do amor’: Toffoli é internado com inflamação no pulmão

Visualizar notícia
2

Sim, Dino assumiu a presidência

Visualizar notícia
3

O pedido de desculpas de Pablo Marçal a Tabata Amaral

Visualizar notícia
4

"Só falta ocuparem nossos gabinetes", diz senador sobre ministros do Supremo

Visualizar notícia
5

Explosões em dispositivos eletrônicos ferem mais de 2.500 no Líbano

Visualizar notícia
6

Datena a Marçal: “Eu não bato em covarde duas vezes”; haja testosterona

Visualizar notícia
7

Governo prepara anúncio de medidas para conter queimadas

Visualizar notícia
8

Crusoé: Missão da ONU conclui que Maduro adotou repressão "sem precedentes"

Visualizar notícia
9

Cadeirada de Datena representa ápice da baixaria nos debates em São Paulo

Visualizar notícia
10

Deputado apresenta PL Pablo Marçal, para conter agressões em debates

Visualizar notícia
1

Papo Antagonista: Esqueletos bolsonaristas e fantasmas lulistas

Visualizar notícia
2

Processos contra Trump sobre eleição podem ser arquivados

Visualizar notícia
3

Coronel ligado a Bolsonaro criticou inação e cogitou pressão sobre Lira

Visualizar notícia
4

"Meu defeito foi jogar limpo”, diz Bolsonaro. Não imagino o que seria sujo

Visualizar notícia
5

E agora, Marta?

Visualizar notícia
6

MP solicita arquivamento de investigação sobre Gusttavo Lima

Visualizar notícia
7

Crusoé: Turismo em Cuba cai para metade. E a culpa não é dos EUA.

Visualizar notícia
8

Deputado quer fiscalizar Carrefour após boicote a carnes do Mercosul

Visualizar notícia
9

PSOL vai lançar candidatura de Henrique Vieira à Presidência da Câmara

Visualizar notícia
10

STF forma maioria contra proibição de crucifixo em prédios públicos

Visualizar notícia

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo do O Antagonista em primeira mão!

Tags relacionadas

CPI da Covid CPI da pandemia Otto Alencar Prevent Senior
< Notícia Anterior

Kátia Abreu testa negativo para Covid após encontro com Tereza Cristina

25.09.2021 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Distante de Bolsonaro, Aliança pelo Brasil está mais perto da criação

25.09.2021 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Wilson Lima

Wilson Lima é jornalista formado pela Universidade Federal do Maranhão. Trabalhou em veículos como Agência Estado, Portal iG, Congresso em Foco, Gazeta do Povo e IstoÉ. Acompanha o poder em Brasília desde 2012, tendo participado das coberturas do julgamento do mensalão, da operação Lava Jato e do impeachment de Dilma Rousseff. Em 2019, revelou a compra de lagostas por ministros do STF.

Suas redes

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

Leis de trânsito: Confira as principais mudanças em 2024

Leis de trânsito: Confira as principais mudanças em 2024

Visualizar notícia
Reforma Tributária e seus impactos para os investimentos dos super-ricos

Reforma Tributária e seus impactos para os investimentos dos super-ricos

Visualizar notícia
Coronel ligado a Bolsonaro criticou inação e cogitou pressão sobre Lira

Coronel ligado a Bolsonaro criticou inação e cogitou pressão sobre Lira

Deborah Sena Visualizar notícia
'Chip da Beleza': Anvisa proíbe implante hormonal moda no Brasil

'Chip da Beleza': Anvisa proíbe implante hormonal moda no Brasil

Visualizar notícia
Icone casa

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.