ENTREVISTA: "O oxigênio enviado pelo governo federal não é suficiente", diz Wilson Lima

o antagonista

Assine Entre

23.06.2026

logo-crusoe-new
Crusoé
  • Últimas Notícias
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Lado oa!
    • Carros
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Imóveis
    • Tecnologia
    • Turismo
    • Variedades
  • Colunistas
  • Newsletter
Pesquisar Menu
o antagonista X
  • Olá

    Fazer login Assine agora
  • Home

    Editorias

    Newsletter Colunistas Últimas Notícias Brasil Mundo Economia Esportes Crusoe
  • Mídias

    Vídeos Podcasts
  • Anuncie conosco Quem Somos Política de privacidade Termos de uso Política de cookies Política de Compliance Perguntas Frequentes

E siga O Antagonista nas redes

Menu Menu Menu
O Antagonista

ENTREVISTA: “O oxigênio enviado pelo governo federal não é suficiente”, diz Wilson Lima

avatar
Redação O Antagonista
3 minutos de leitura 14.01.2021 17:30 comentários
Brasil

ENTREVISTA: “O oxigênio enviado pelo governo federal não é suficiente”, diz Wilson Lima

O Antagonista entrevistou o governador do Amazonas, Wilson Lima, sobre o colapso do sistema de saúde no estado por causa da escassez de oxigênio. Ele explicou que precisa de 75 mil metros cúbicos de oxigênio e que a ajuda enviada pelo Ministério da Saúde, embora importante, não é suficiente...

avatar
Redação O Antagonista
3 minutos de leitura 14.01.2021 17:30 comentários 0
ENTREVISTA: “O oxigênio enviado pelo governo federal não é suficiente”, diz Wilson Lima
Foto: Isac Nóbrega/PR
  • Whastapp
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

O Antagonista entrevistou o governador do Amazonas, Wilson Lima, sobre o colapso do sistema de saúde no estado por causa da escassez de oxigênio. Ele explicou que precisa de 75 mil metros cúbicos de oxigênio e que a ajuda enviada pelo Ministério da Saúde, embora importante, não é suficiente.

Ouça aqui a íntegra.

“A gente recebeu uma carga ontem com seis isotanques, tinha 5 mil metros cúbicos de oxigênio. Nossa necessidade hoje é de 75 mil metros cúbicos.”

O governador disse também que foi surpreendido ontem à noite com o esgotamento do fornecimento do produto nos hospitais do estado, feito pela White Martins, que, segundo ele, domina 90% do mercado amazonense.

“Na última quinta-feira, recebi a informação da empresa, que fornece oxigênio para nossa rede hospitalar, de que a gente pudesse vir a ter problemas. Aí começamos a nos movimentar no sentido de trazer oxigênio de outras regiões do país. Ontem, tivemos uma reunião e a empresa garantiu que teria condições de fornecer hoje e amanhã, mas, no final da noite, já disse que não teria mais condições.”

Lima contou que a equipe de Pazuello acompanhou toda a situação. Diante da emergência, combinou-se a transferência dos pacientes em estado moderado.

“Aí começamos um plano de transferência de pacientes para outras capitais. A primeira capital é Goiânia. O governo federal já alinhou com outros governadores a transferência desses pacientes.”

Questionado sobre o impacto da decisão de reabrir o comércio e as atividades sociais no fim do ano, após protestos da população, o governador do Amazonas alegou que as medidas de restrição “tiveram efeito contrário”, por isso decidiu reabrir. Mas os números de ocorrências continuaram subindo.

“Desde sempre, a gente entende o caminho da restrição. Eu fiz um primeiro decreto restringindo as atividades, mas tivemos um efeito contrário, uma convulsão social, as pessoas indo para as ruas. Eu reuni os órgãos de controle, o comércio, a indústria, para a gente encontrar um caminho de consenso. Mas os números foram subindo.”

Para Wilson Lima, que hoje decretou toque de recolher no Amazonas entre 19h e 6h, o estado vive a tempestade perfeita.

“Historicamente, o Amazonas tem um agravamento das síndromes respiratórias neste período de inverno amazônico e temos evidências da circulação de uma nova variante do coronavírus, com uma transmissibilidade maior. E os profissionais da Fiocruz confirmaram também a reinfecção. Não contávamos com isso.”

https://cdn.oantagonista.net/uploads/2021/01/Entrevista-Claudio.mp3
Nunca foi tão fácil estar bem informado Siga nosso canal no WhatsApp
  • Mais lidas
  • Mais comentadas
  • Últimas notícias
1

Gilmar aponta “erro crasso” de Mendonça no caso Master

Gilmar aponta “erro crasso” de Mendonça no caso Master
2

Gilmar Mendes dá a senha para anular o Caso Master

Gilmar Mendes dá a senha para anular o Caso Master
3

PF faz operação mirando em banco de Edir Macedo; bispo é alvo

PF faz operação mirando em banco de Edir Macedo; bispo é alvo
4

O desanimador cultural Gilmar Mendes

O desanimador cultural Gilmar Mendes
5

Flávio pede para falar em audiência sobre tarifaço nos EUA

Flávio pede para falar em audiência sobre tarifaço nos EUA
6

TST condena Ortobom a pagar R$ 300 mil por discriminação contra mulheres

TST condena Ortobom a pagar R$ 300 mil por discriminação contra mulheres
7

PGE contraria decisão de Nunes Marques que suspendeu pesquisa sobre Flávio

PGE contraria decisão de Nunes Marques que suspendeu pesquisa sobre Flávio
8

Crusoé: Por que o governo Lula não vai participar da audiência sobre tarifaço

Crusoé: Por que o governo Lula não vai participar da audiência sobre tarifaço
9

Operação Contenção: polícia busca traficantes do CV no Morro Santa Marta

Operação Contenção: polícia busca traficantes do CV no Morro Santa Marta
10

Brasil ganha destaque entre emergentes

Brasil ganha destaque entre emergentes
1

Gilmar aponta "erro crasso" de Mendonça no caso Master

Gilmar aponta "erro crasso" de Mendonça no caso Master
2

Gilmar Mendes dá a senha para anular o Caso Master

Gilmar Mendes dá a senha para anular o Caso Master
3

TST condena Ortobom a pagar R$ 300 mil por discriminação contra mulheres

TST condena Ortobom a pagar R$ 300 mil por discriminação contra mulheres
4

PF faz operação mirando em banco de Edir Macedo; bispo é alvo

PF faz operação mirando em banco de Edir Macedo; bispo é alvo
5

O desanimador cultural Gilmar Mendes

O desanimador cultural Gilmar Mendes
6

Globo descartou projeto da CazéTV em 2011

Globo descartou projeto da CazéTV em 2011
7

PL da Misoginia inibiria ofensas à vítima de rope jump, diz Hilton

PL da Misoginia inibiria ofensas à vítima de rope jump, diz Hilton
8

Evo Morales pede suspensão dos bloqueios em Cochabamba

Evo Morales pede suspensão dos bloqueios em Cochabamba
9

Flávio pede para falar em audiência sobre tarifaço nos EUA

Flávio pede para falar em audiência sobre tarifaço nos EUA
10

GSI corrige nomeação de "Fulano" e "Cicrano" como assistentes na segurança de Lula

GSI corrige nomeação de "Fulano" e "Cicrano" como assistentes na segurança de Lula
1

Advogado de Bolsonaro pede arquivamento de caso sobre arma apreendida

Advogado de Bolsonaro pede arquivamento de caso sobre arma apreendida
2

Esposa de Ramagem ganha ‘licença-prêmio’ da PGE-RR

Esposa de Ramagem ganha ‘licença-prêmio’ da PGE-RR
3

Triagem neonatal: 5 exames essenciais para recém-nascidos

Triagem neonatal: 5 exames essenciais para recém-nascidos
4

Confira os filmes que chegam aos cinemas em julho de 2026

Confira os filmes que chegam aos cinemas em julho de 2026
5

Crusoé: Lula desistiu dos Correios para devolução de celulares

Crusoé: Lula desistiu dos Correios para devolução de celulares
6

A história dos videogames é contada em exposição em SP

A história dos videogames é contada em exposição em SP
7

Caderno de aulas de Mozart é encontrado em Paris

Caderno de aulas de Mozart é encontrado em Paris
8

Ex-jogador alemão é criticado por fala sobre seleção africana

Ex-jogador alemão é criticado por fala sobre seleção africana
9

Vaticano mantém proibição de homilia leiga durante missas

Vaticano mantém proibição de homilia leiga durante missas
10

Estação do metrô chega a bairro histórico de São Paulo

Estação do metrô chega a bairro histórico de São Paulo

Nunca foi tão fácil estar bem informado Siga nosso canal no WhatsApp

Tags relacionadas

covid oxigênio Wilson Lima
< Notícia Anterior

Lewandowski intima estados a informarem estoque de seringas

14.01.2021 00:00 4 minutos de leitura
Lewandowski intima estados a informarem estoque de seringas
Próxima notícia >

"O que nós estamos vivendo em Manaus o Brasil inteiro vai viver", diz vereador

14.01.2021 00:00 4 minutos de leitura
"O que nós estamos vivendo em Manaus o Brasil inteiro vai viver", diz vereador
avatar

Redação O Antagonista

Suas redes

Twitter Instagram Facebook

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)


Icone casa
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de cookies.

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.

Assine
o antagonista
o antagonista

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41 Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Anuncie Conosco

Últimas Notícias Brasil Mundo

Economia Lado oa! Colunistas Newsletter

Icone do Twitter Icone do Youtube Icone do Whatsapp Icone do Instagram Icone do Facebook

Quer receber notícias do Antagonista em seu e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as principais notícias em seu e-mail

Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem Somos Hora extra Política de privacidade Termos de uso Política de Cookies Política de compliance Princípios Editoriais Perguntas Frequentes Anuncie
O Antagonista , 2026, Todos os direitos reservados, 25.163.879/0001-13.
Background do rodapé