Eduardo Giannetti: “As ideias não governam o mundo”
Em entrevista à Crusoé desta semana, o economista e cientista social Eduardo Giannetti comparou a liberdade bolsonarista com a petista...
Em entrevista à Crusoé desta semana, o economista e cientista social Eduardo Giannetti comparou a liberdade bolsonarista com a petista.
“Eles defendem principalmente a liberdade negativa. Esse conceito foi formulado pelo filósofo Isaiah Berlin, e implica a ausência de restrições. A liberdade positiva, por outro lado, significa ter capacidade para fazer algo, o tal empoderamento. De que adianta uma pessoa ser livre para ler Machado de Assis se ela é analfabeta? Ninguém a está proibindo de fazer isso, mas se esse indivíduo não tiver liberdade positiva que permita a ele ler e apreciar, isso não significa absolutamente nada […]”, disse ele.
Eduardo Giannetti também afirmou intelectuais sempre acabam sendo usados pelos governos de turno.
“Ao contrário do que alega a quase totalidade dos intelectuais, argumento na minha tese que as ideias não governam o mundo. Elas vêm, quase sempre, a reboque. São usadas apenas como um verniz legitimador para projetos de poder. […] Não acredito em governantes que se escondem atrás de grandes filosofias ou ideologias. Na verdade, eles usam o pensamento de terceiros para dar uma legitimidade aos seus projetos.”
LEIA MAIS AQUI; assine a Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)