Dino vai comandar julgamento de Bolsonaro?
Ex-ministro da Justiça de Lula assumirá a presidência da Primeira Turma do STF em outubro
Ex-ministro da Justiça e Segurança Pública de Lula (PT), o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), assumirá em outubro a presidência da Primeira Turma da Corte, colegiado responsável pelo julgamento da denúncia contra Jair Bolsonaro (PL).
Dino assumirá o posto no lugar de Cristiano Zanin, também indicado na atual gestão do petista.
A expectativa é que o ex-presidente da República, denunciado pela Procuradoria-Geral da República na terça-feira, 18, pela trama golpista, vá a julgamento no final de 2025.
Leia também: A primeira decisão de Dino contra Bolsonaro
A “cabeça política” de Dino
Quando indicou Flávio Dino para o STF, Lula disse que sempre sonhou em politizar o Supremo Tribunal Federal.
“Sempre sonhei que a gente deveria ter na Suprema Corte um ministro com a cabeça política, que tivesse vivenciado a política”, disse o petista durante o anúncio que oficializou a escolha de Ricardo Lewandowski para o Ministério da Justiça e Segurança Pública, antiga pasta de Dino.
“Não que o que ta lá não tenha, mas ninguém que está lá tem a experiência política que tem o Flávio Dino: a experiência de deputado, a experiência de perder eleição, a experiência de ganhar eleição, a experiência de depois, sabe, ser deputado federal, depois ser eleito governador, duas vezes senador. Essa é uma experiência que nós não temos nenhuma prática”, acrescentou.
Com experîencia política, Dino é um antigo aliado de Lula e adversário de Bolsonaro.
“Não cultivo inimigos pessoais”
Quando foi sabatinado no Senado, em dezembro de 2023, Dino afirmou que não cultiva “inimigos pessoais”.
“Não cultivo inimigos pessoais. Falam, ‘ah, o Bolsonaro etcetera’. Eu almocei com o presidente Bolsonaro no Palácio do Planalto. Ele me convidou e eu almocei com ele. Se amanhã, qualquer adversário político que eu tenha tido em algum momento, chegar lá por alguma razão, que eu espero que não chegue, evidentemente terá o tratamento que a lei prevê.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Fabio B
20.02.2025 09:46De acordo com os bolsonarista, incluindo o Flávio, que aprovaram sua entrada no STF, ele é patriota, conservador e cristão, então está de boa.
Luiz Carlos N. de Souza
20.02.2025 09:44Nossa, que coincidência tudo isso não é mesmo?!