“Dia de tremenda alegria”, diz Conib sobre libertação de reféns
"Que as cicatrizes dessa guerra trágica e a alegria deste dia feliz sejam catalisadores decisivos para um futuro de paz, segurança e prosperidade"
A Confederação Israelita do Brasil (Conib) definiu esta segunda-feira, 13, como “um dia de tremenda alegria, ansiado por judeus e amantes da paz no mundo todo”.
O grupo terrorista Hamas liberou os últimos 20 reféns vivos dos 251 que foram sequestrados em 7 de outubro de 2023, em acordo mediado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
“A Conib saúda com imensa alegria a libertação dos 20 reféns detidos nas masmorras de Gaza há dois anos em condições desumanas, sob tortura e fome”, disse a Conib em nota, que termina assim:
“Que as cicatrizes dessa guerra trágica e a alegria deste dia feliz sejam catalisadores decisivos para um futuro de paz, segurança e prosperidade para todos os povos da região.”
“Momento de renascimento e fé”
A Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) também se manifestou, para dizer que “recebe com profunda emoção e imenso alívio a notícia de que, após 738 dias de dor, angústia e incerteza, todos os reféns vivos sequestrados pelo Hamas em 7 de outubro de 2023 estão finalmente de volta em casa”.
“Este é um momento de renascimento e fé. Um marco de humanidade em meio a um longo período de sofrimento que uniu corações em Israel e em todo o mundo. O povo judeu, mais uma vez, demonstrou sua força, sua resiliência e sua capacidade de transformar a dor em esperança”, disse a Fisesp em nota, que segue assim:
“A Fisesp presta homenagem às famílias que nunca desistiram, aos que lutaram incansavelmente por justiça e àqueles cuja memória continuará iluminando o caminho da paz.
Que este novo capítulo seja de reconstrução, diálogo e esperança, e que o sonho de um futuro de segurança e convivência pacífica possa, enfim, começar a se realizar.
Que este novo amanhecer inspire líderes, nações e consciências a escolherem sempre o lado da vida.“
Lula
Em meio às celebrações, Lula, cujo governo não se manifestou oficialmente sobre a liberação dos reféns, falou sobre a questão apenas quando questionado por jornalistas, em Roma.
“Eu estou feliz é porque antes tarde do que nunca. Finalmente parece que se encontrou uma saída para o conflito [entre] Israel e o palestino (sic). Me parece que há muitas possibilidades do acordo ser definitivo e eu acho que isso é muito importante. Não se vai devolver a vida dos milhões que morreram, mas se devolve pelo menos o direito das pessoas dormirem tranquilas, sem medo de uma bomba, sem medo de um prédio cair”, disse o petista, modulando o discurso:
“O Brasil não tem problema com Israel, o Brasil tem problema é com Netanyahu. A hora que Netanyahu não for mais governo, não haverá nenhum problema entre o Brasil e Israel, que sempre tiveram uma relação muito boa.”
Leia o especial de Crusoé sobre os dois anos do atentado terrorista: Superando o terror
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)