Deputado faz documentário e aborda isolamento e precariedade da BR-319
O filme mostra os atoleiros e as condições de risco da estrada, mas também a rotina de ribeirinhos, caminhoneiros e famílias
A rodovia BR-319, única ligação terrestre entre Manaus e o restante do país, será tema do documentário “BR-319: Vidas na Lama”, que estreia nesta segunda-feira. A produção nasceu da expedição do deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM, foto) e do empresário Matheus Garcia, que percorreram mais de 4.000 km entre Brasília e a capital amazonense durante o período de chuvas intensas na região.
O filme mostra os atoleiros e as condições de risco da estrada, mas também a rotina de ribeirinhos, caminhoneiros e famílias que dependem da rodovia. Segundo Mandel, a falta de infraestrutura afeta o acesso de comunidades a serviços básicos de saúde, educação e segurança.
Durante o trajeto, os expedicionários chegaram a perder o controle do veículo e precisaram de ajuda de jipeiros locais. Em outra gravação, sofreram um capotamento sem feridos.
“O asfaltamento da BR-319 não é apenas uma questão ambiental. Cada trecho abandonado abre espaço para o crime organizado. Desenvolvimento e preservação precisam caminhar juntos”, disse Mandel.
Para Matheus Garcia, a estrada é estratégica. “A BR-319 conecta vidas e oportunidades. Com planejamento e fiscalização, seria possível fortalecer a Zona Franca de Manaus sem prejuízo ambiental”, afirmou.
Denúncia social e ambiental
O documentário enfatiza o contraste entre promessas de obras e a realidade do abandono. Mais do que denunciar a precariedade da rodovia, busca dar visibilidade às populações que enfrentam o isolamento amazônico.
Na sinopse, a produção descreve a BR-319 como um “símbolo do abandono do Estado na Amazônia”, onde vidas se perdem pela falta de transporte, ônibus atolam em trechos intransitáveis e caminhoneiros convivem diariamente com riscos.
“Fui um dos poucos deputados que resolveu sair de Brasília e ir de carro até Manaus, percorrendo a BR-319 para ver de perto a realidade de quem vive nessa estrada esquecida pelo Estado. O asfaltamento da BR-319 não é um tema que se resume ao meio ambiente. Cada buraco e cada trecho abandonado acabam virando espaço para a atuação de criminosos”, declarou o parlamentar.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Marcia Elizabeth Brunetti
29.09.2025 07:47Parabéns . Políticos normalmente não vão atrás dos problemas, preferem ficar inaugurando pracinhas.