Deputada do PSOL engrossa coro de Renan por CPI da Braskem
O senador Renan Calheiros (MDB-AL) ganhou uma aliada inesperada em seus esforços para instalar uma comissão parlamentar de inquérito para investigar a Braskem, envolvida em uma tragédia...
O senador Renan Calheiros (MDB-AL) ganhou uma aliada inesperada em seus esforços para instalar uma comissão parlamentar de inquérito para investigar a Braskem, envolvida em uma tragédia ambiental e social em Maceió. A deputada federal Professora Luciene Cavalcante (PSOL-SP) anunciou que vai coletar assinaturas para propor a criação de uma CPI na Câmara. Mas ela deve ter ainda mais dificuldade do que o alagoano para emplacá-la.
O requerimento da deputada diz que “é de extrema importância a investigação da extensão dos danos causados pela empresa e a devida responsabilidade socioambiental e econômica para que seja possível a fiscalização devida dos acordos e processos judiciais os quais estará submetida pelo desastre”. Ela disse à Folha de S.Paulo que “as decisões de políticas que atingem o meio ambiente atingem a todos”.
O discurso da parlamentar é parecido ao de Renan, mas o objetivo do senador é um pouco diferente. A CPI da Braskem proposta pelo emedebista no Senado é interpretada como arma política contra os adversários regionais de Renan. É isso que impede sua instalação. A CPI já foi criada, mas apenas o MDB indicou seus representantes para o colegiado.
O caminho para uma CPI como essa será ainda mais tortuoso na Câmara, comandada por Arthur Lira (PP-AL), componente do grupo político que Renan pretende açoitar com a comissão. Lira é aliado do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), mais conhecido como JHC.
A briga política se desenvolve em meio uma iminente catástrofe ambiental que já afetou a vida de pelo menos 60 mil pessoas. Cinco bairros já foram evacuados por causa do risco de abertura de uma cratera. O solo da mina da Braskem no bairro de Mutange afundou 1,69 metro desde 28 de novembro, início do monitoramento no local devido ao risco de colapso. A informação foi prestada no domingo, 3, pela Defesa Civil do município.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)