Defesa Civil alerta para risco de queimadas no noroeste de São Paulo
Ausência de chuvas há mais de 50 dias eleva risco de incêndios florestais até domingo, 27
O Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil estadual (CGE) emitiu nesta quarta, 23, um alerta de risco elevado de incêndios florestais para os municípios localizados no noroeste de São Paulo até o próximo domingo, 27.
Segundo o Mapa de Risco de Incêndio da Defesa Civil, as cidades que fazem parte das regiões de Ribeirão Preto, Barretos, Presidente Prudente, Araçatuba e Franca entrarão em nível de emergência nos próximos dias, o índice mais alto da escala de risco.
De acordo com as autoridades, a baixa umidade do ar e a ausência de chuva há mais de 50 dias região agravam as condições e aumentam o risco para incêndios.
A partir da próxima segunda-feira, 28, a condição deve melhorar em razão da elevação da umidade do ar, impulsionada por ventos do litoral.
A Defesa Civil orienta a população a redobrar os cuidados:
“Com o alerta de queimadas, a Defesa Civil orienta a população a redobrar os cuidados e evitar qualquer tipo de atividade que possa provocar fogo, como queima de lixo, uso de fogo para limpeza de terrenos ou bitucas de cigarro jogadas em áreas de vegetação. Essas práticas, além de ilegais, colocam em risco a vida de pessoas e animais, comprometem a qualidade do ar e podem causar prejuízos irreversíveis ao meio ambiente.
A Defesa Civil mantém o monitoramento constante das condições meteorológicas e reforça que, diante de qualquer foco de incêndio, a população acione imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou a Defesa Civil pelo número 199″, diz.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)