De quem partiu a ideia de auditar a propaganda eleitoral De quem partiu a ideia de auditar a propaganda eleitoral
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De quem partiu a ideia de auditar a propaganda eleitoral

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Claudio Dantas
2 minutos de leitura 24.10.2022 21:19 comentários
Brasil

De quem partiu a ideia de auditar a propaganda eleitoral

A iniciativa de contratar uma auditoria de mídia para a campanha de Jair Bolsonaro nas rádios partiu do ex-secretário de Comunicação da Presidência Fábio Wajngarten, hoje coordenador de comunicação da campanha...

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De quem partiu a ideia de auditar a propaganda eleitoral
Reprodução

A iniciativa de contratar uma auditoria de mídia para a campanha de Jair Bolsonaro nas rádios partiu do ex-secretário de Comunicação da Presidência Fábio Wajngarten, hoje coordenador de comunicação da campanha.

Com mais de 20 anos de experiência na área, Wajngarten afirma que a auditoria é feita por meio de um software que “escuta a programação das rádios”. “A auditoria pluga um software que varre a programação da emissora, escutando a programação de forma automática, até ocorrer a sincronização com o áudio da peça publicitária.”

Segundo ele, “a auditoria de mídia é uma etapa muito importante de todo o ecossistema publicitário, que é formado por veículos, agências e anunciantes”.

No caso da eleição, as peças de propaganda são encaminhadas ao TSE, que as disponibiliza num repositório para que rádios e TVs baixem os arquivos e os veiculem, seguindo a Lei Eleitoral.

Wajngarten resolveu auditar a veiculação das peças depois de queixas de eleitores e de rádios concorrentes, ainda no primeiro turno — como chegou a tuitar. Ele diz que o levantamento apresentado agora é referente ao segundo turno, mas que uma nova auditoria sobre o primeiro será feita de forma retroativa.

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Claudio Dantas

Claudio Dantas é diretor-geral de Jornalismo de O Antagonista. Com mais de duas décadas cobrindo o poder, já atuou nas redações de EFE, Correio Braziliense, Folha de S. Paulo e IstoÉ. Ganhou os prêmios Esso, Embratel e Direitos Humanos. Está entre os jornalistas mais influentes do Twitter e venceu três vezes o iBest de melhor veículo de política.

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