Damares pede à AGU combate à desinformação petista
Senadora denunciou Thiago dos Reis Pereira dos Santos, "conhecido influenciador digital que, de maneira contumaz, promove desinformação"
A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) enviou à Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia, da Advocacia Geral da União (AGU), um ofício para denunciar Thiago dos Reis Pereira dos Santos, “conhecido influenciador digital que, de maneira contumaz, promove desinformação”.
A denúncia está baseada em reportagem do Estadão que chamou a atenção para o dono do canal Plantão Brasil, no Youtube, que possui mais de 1,53 milhão de inscritos. Ele responde a 15 processos na Justiça e tem um mandado de prisão expedido contra ele no âmbito de uma ação de alimentos impetrada pelo próprio pai.
Em seu ofício, a senadora destaca que “A Portaria Normativa PGU/AGU nº 16, de 4 de maio de 2023, estabeleceu as competências da Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia e que foi criada com a missão de atuar com o foco na guarda da Constituição, das leis e das instituições democráticas, entre outras”.
“No contexto ora denunciado, a matéria jornalística aponta que o referido influenciador digital é alimentado por fontes do governo, o que soa contraditório, pois o próprio Governo criou um órgão para combater a desinformação, razão pela qual deveria ter o compromisso com a verdade”, explica Damares Alves.
Thiago dos Reis é uma das principais vozes em defesa do governo Lula nas redes sociais e tem a família Bolsonaro como um dos alvos preferenciais. Apesar de frequentemente divulgar informações falsas ou descontextualizadas, o influenciador é recomendado por petistas que o classificam como relevante na “luta democrática”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)