Crusoé: Os delegados da Lava Jato estão na mira de Lula
“Vivemos tempos estranhos.” O desabafo, ao telefone, é feito por um dos delegados da Polícia Federal que integraram a equipe de investigação da Operação...
“Vivemos tempos estranhos.” O desabafo, ao telefone, é feito por um dos delegados da Polícia Federal que integraram a equipe de investigação da Operação Lava Jato. Ele se refere ao temor de que, após a correição extraordinária da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e na 13ª Vara Federal de Curitiba, os policiais federais que atuaram na operação tenham entrado na mira do governo federal. Desde o ano passado, ex-integrantes da Lava Jato vêm sendo removidos para funções menores. Hoje, há um medo relacionado à abertura de investigações criminais e procedimentos administrativos contra eles, sob a justificativa de que cometeram “abusos” na passado.
Surgiram logo no início do atual governo os primeiros indícios de que poderia haver represália contra agentes que atuaram nos inquéritos e diligências relacionados a Lula. No dia 23 de fevereiro, a convite de Andrei Passos, então recém-empossado diretor-geral da Polícia Federal, o delegado gaúcho Sérgio Eduardo Busato foi nomeado Delegado Regional Executivo da Superintendência Regional de Polícia Federal no Rio Grande do Sul. Pouco depois, em 3 de março, uma nova portaria desfez a nomeação. Busato foi impedido de assumir o cargo para o qual havia sido convidado pessoalmente por Andrei. Motivo: coubera a ele cumprir o mandato de soltura de Lula, em 2019. Na avaliação do presidente e do seu entorno, ele não agiu com a velocidade desejada.
“Hoje eu estou numa delegacia de procedimentos não especializados, onde não se investiga crime organizado ou crimes financeiros”, diz Busato. “Eu captei o recado, sabe? Estou num lugar onde não há muito risco de incomodar. É como se tivesse virado uma onda. Decidiram que tudo que aconteceu na Lava Jato foi errado, sem exceção. E muita gente prometeu revanche.”
Outro exemplo é o do delegado…
Leia mais: Assine a Crusoé, a publicação que fiscaliza TODOS os poderes da República.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)