Crusoé: “O salvador dos incautos”
Durante a campanha presidencial, Lula prometeu recolocar o meio ambiente na pauta, mas já frustra a plateia internacional que acreditou na sua lábia, diz Crusoé...
Durante a campanha presidencial, Lula prometeu recolocar o meio ambiente na pauta, mas já frustra a plateia internacional que acreditou na sua lábia, diz Crusoé.
“Após sua vitória nas urnas no ano passado, o presidente eleito Lula foi de jatinho a Sharm el-Sheik, no Egito, participar da 27ª Conferência das Partes da ONU para as Mudanças Climáticas, a COP27. Lá, ele se encontrou com sua futura ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e conversou com líderes do mundo todo, que se acotovelavam para falar com o brasileiro. Ambientalistas festejaram a presença do petista, que prometia preservar a floresta amazônica, proteger os índios e reduzir a emissões dos gases de efeito estufa. Seis meses depois, alguns já se mostram decepcionados com o brasileiro.”
“Enganaram-se porque quiseram. A bem da verdade, Lula não foi um grande protetor do meio ambiente em seus governos passados. Seus dois primeiros mandatos e o de Dilma Rousseff, sua sucessora, foram marcados pelo incentivo de projetos de hidrelétricas na Amazônia e de refinarias que processam petróleo. Em 2008, Marina Silva abandonou o segundo governo Lula devido às pressões para o licenciamento da construção da Usina de Belo Monte, uma das hidrelétricas que integrava o Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC.”
LEIA MAIS AQUI; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)