Crusoé: “O que há na ‘PEC do hino’, que gaúchos devem votar nesta terça”
Os deputados estaduais do Rio Grande do Sul (foto) votarão nesta terça-feira (11), último dia antes do recesso, uma PEC que busca instituir “a proteção e imutabilidade dos símbolos do Estado do Rio Grande do Sul”, diz Crusoé...
Os deputados estaduais do Rio Grande do Sul (foto) votarão nesta terça-feira (11), último dia antes do recesso, uma PEC que busca instituir “a proteção e imutabilidade dos símbolos do Estado do Rio Grande do Sul”, diz Crusoé.
“A proposta busca alterar a constituição do estado para tornar ‘protegidos e imutáveis em sua integralidade’ as armas estaduais, a bandeira e — principalmente — o Hino Farroupilha.”
“No centro de todo debate, está o verso ‘povo que não tem virtude acaba por ser escravo’, já na penúltima estrofe do hino, estabelecido em 1966. Em um estado marcado por episódios como o dos lanceiros —onde centenas de soldados negros em busca de sua liberdade se juntaram à causa Farroupilha mas acabaram dizimados no Massacre dos Porongos— a ferida racial ainda não foi totalmente curada. Nos últimos anos, cresceu a pressão pela revisão da letra, considerada racista por políticos mais à esquerda.”
Leia mais aqui; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)