Crusoé: “O liberalismo antiliberal”
Enquanto o liberalismo gerou a democracia moderna, com pluralismo e defesa dos direitos, o bolsonarismo idolatra a ditadura, demoniza a divergência e manipula o debate com milícias digitais, informa a Crusoé...
Enquanto o liberalismo gerou a democracia moderna, com pluralismo e defesa dos direitos, o bolsonarismo idolatra a ditadura, demoniza a divergência e manipula o debate com milícias digitais, informa a Crusoé.
“A história brasileira tem ironias difíceis. Um paradoxo frequente é a utilização oportunista de uma retórica liberal para encobrir conteúdos políticos profundamente antiliberais. São tentativas de conferir algum ar de legitimidade a demandas de perpetuação de privilégios. O fenômeno está longe de ser novo, mas a distância da história aumenta a nitidez com que podemos encará-lo.”
“A grande farsa da atualidade é a adoção da retórica liberal pelo projeto de poder bolsonarista. Precisamos repor as ideias em seus devidos lugares. O liberalismo é uma tradição filosófica rica e diversa, que nasce de uma disposição intelectual de humildade, propensa a conhecer a realidade aceitando a possibilidade do erro.”
LEIA MAIS AQUI; assine a Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)