Crusoé: “O breve instante em que Ciro balançou a lenda de Lula”
Em artigo para a Crusoé, Jerônimo Teixeira escreve sobre o momento que considerou “crucial” no debate da Band entre os presidenciáveis: “quando Ciro Gomes pôs Lula em xeque”. “Não é só o pugilato verbal que torna essa passagem do debate tão reveladora...
Em artigo para a Crusoé, Jerônimo Teixeira escreve sobre o momento que considerou “crucial” no debate da Band entre os presidenciáveis: “quando Ciro Gomes pôs Lula em xeque”.
“Não é só o pugilato verbal que torna essa passagem do debate tão reveladora: há também a intrigante linguagem corporal de Lula. Por quase um minuto na transição da primeira resposta de Lula para a réplica de Ciro, a tela da Band ficou divida em dois. Podíamos assim observar a reação de Lula ao que seu oponente dizia. O petista ainda sorri quando Ciro fala em ‘encantador de serpentes’, mas o sorriso se apaga quando o outro candidato fala em contradições econômicas e morais. No momento em que Ciro chega ao cerne de seu argumento – Bolsonaro foi um protesto contra os descalabros petistas –, Lula, que até então estava voltado para esquerda, olhando diretamente para seu contendor, se vira para frente. Expressão compungida, olhar baixo, ele esfrega as mãos nervosas e balança o corpo, como que buscando chão para sustentar o lugar que imagina ter na história.”
Leia aqui a íntegra do artigo (aberto para não assinantes). Aproveite para assinar a Crusoé e apoiar o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)