Crusoé: Moraes de FAB, Fachin de voo comercial
Ambos foram ao mesmo evento do CNJ em Santa Catarina, mas cada um escolheu uma forma diferente de ir
Tanto o presidente do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, quanto o ministro Alexandre de Moraes participaram do 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado em 1º e 2 de dezembro, em Florianópolis. Todavia, conforme registrou o Metrópoles, cada um encontrou um meio diferente para chegar à capital catarinense.
Fachin preferiu viajar a Florianópolis em um avião de carreira.
Já Moraes optou por usar um avião oficial da FAB.
O portal da FAB mostra que o avião que transportou Moraes decolou do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, às 13h55 de 1º de dezembro. Com apenas três passageiros, a aeronave pousou em Florianópolis às 14h50 do mesmo dia.
A participação de Moraes só ocorreu no dia seguinte.
Código de Conduta
O presidente do STF, Edson Fachin, está trabalhando para implementar um “código de conduta” a fim de definir regras para os tribunais superiores.
A ideia de Fachin é inspirada no código de conduta do Tribunal Constitucional da Alemanha.
Os estudos estão sendo feitos desde a posse de Fachin, mas o projeto ganhou destaque com a viagem do ministro Dias Toffoli, do STF, para Lima, no Peru, no jatinho privado do empresário Luiz Oswaldo Pastore para assistir à final da Libertadores.
Além de Toffoli e Pastore, o advogado Augusto Arruda Botelho, advogado de defesa de Luiz Antonio Bull, diretor de Compliance do Banco Master, estava no voo.
Dias depois da viagem, Toffoli monopolizou as investigações sobre o Master.
A pedido de Botelho, o ministro do STF liberou o acesso a todas as provas já produzidas pela Polícia Federal e consideradas de interesse do cliente.
A decisão de Toffoli também transferiu ao STF — na prática, a ele próprio — a supervisão de qualquer nova medida de investigação, retirando essa função da Justiça Federal.
O ministro justificou o sigilo máximo afirmando que buscava…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)