Crusoé: Lula e Marta não entregam “pobres” o bastante a Boulos
A ex-prefeita de São Paulo retornou ao PT com a missão de melhorar o prestígio do socialista no eleitorado mais pobre da capital, mas quem lidera no segmento é o prefeito Ricardo Nunes
A ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy (à esquerda na foto) retornou ao PT com uma missão: melhorar o prestígio do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP, à direita na foto) entre o eleitorado mais pobre da capital paulista. Mas, pelo menos até agora, nem a dobradinha com o presidente Lula, que transformou o “pobre” em uma figura mitológica com sua retórica paternalista, foi capaz de atrair a maioria dos votos desses eleitores para o socialista.
Inscreva-se em nossa newsletter
A pesquisa Datafolha divulgada na quinta-feira, 12, indica que o prefeito Ricardo Nunes (MDB) detém 27% das intenções de votos dos eleitores mais pobres, que recebem até dois salários mínimos por mês. Boulos aparece em segundo nesse eleitorado, com 21%.
Os 21% do deputado do PSOL entre os mais pobres é mais do que os 14% que ele tinha no início de agosto, mas a transferência de votos dos petistas para o candidato da esquerda em São Paulo está aquém do esperado, como reconhecem os próprios responsáveis pela campanha.
Mais Lula?
Em um segundo turno, por exemplo, 51% desses mais pobres iriam de Nunes, e apenas 37% optariam por Boulos. Isso mesmo depois de Lula ter dividido o palanque oito vezes com o candidato a prefeito desde dezembro, inclusive pedindo votos abertamente para o aliado fora do período de campanha, ao custo de uma multa simbólica.
Lula deve pisar em São Paulo por Boulos pelo menosnmais três vezes até o dia da votação. No momento, apenas 45% dos simpatizantes do PT e 43% dos eleitores de Lula em 2022 optam pelo deputado do PSOL na pesquisa Datafolha.
Rádio e televisão
O avanço de Nunes entre os mais pobres parece reflexo direto da propaganda obrigatória no rádio e na televisão, que alcança esse eleitorado com mais eficiência. A última pesquisa Quaest também captou um avanço do prefeito nos eleitores mais pobres, que ganham até…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)