Crusoé: Lula desistiu dos Correios para devolução de celulares
Petista minimiza crime de receptação ao anunciar plano sobre celulares roubados
O presidente Lula (PT) apresentou nesta terça, 23, uma nova política de recuperação de celulares roubadas.
A novidade é a criação de um banco de dados nacional de aparelhos desviados, que emitirá alertas a usuários identificados como possuidores desses dispositivos, incentivando a devolução voluntária.
Segundo o governo federal, a ferramenta é integrada aos estados e reúne inicialmente cerca de 3,1 milhões de celulares registrados como roubados ou furtados entre 2020 e 2026.
Em discurso nesta terça, o petista incentivou compradores de celulares roubados a devolverem os aparelhos em alguma delegacia.
“O que a gente está dizendo é que, se você tem um telefone roubado, ou se comprou um telefone sem saber que era roubado, você tem que procurar uma delegacia para entregar. Não tenha medo de procurar delegacia, porque você não vai ser preso. É apenas para você devolver o celular”, afirmou em uma cerimônia na Base Aérea de Guarulhos, em São Paulo.
“A nossa ideia é que as pessoas voltem a agir com civilidade. O mercado de celular roubado é manchado com o sangue de inocentes. A gente quer que as pessoas que recriminam quem assalta também tenham a consciência de que, se comprar um celular, está cometendo um crime tão grave quanto”, acrescentou.
A identificação dos celulares roubados é feita pelo cruzamento de boletins de ocorrência, dados de operadoras de telefonia e cadastros da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
E a devolução por Correios?
A ideia inicial do petista era orientar os portadores de aparelhos roubados a entregá-los nos Correios, porque eles não sabem que tipo de policial vão encontrar.
“Eu vou efetivamente despachar o sinalzinho para quem tiver com o telefone roubado devolver, porque senão poderá ter consequências. A dúvida é que eu não quero devolver na delegacia, eu quero devolver nos Correios, porque devolver na delegacia as pessoas têm até medo porque não sabem o delegado que vão encontrar ou o tipo de policial. Então vão tentar se arriscar nos Correios.”
Lula voltou atrás da iniciativa de devolver os aparelhos pelos Correios após críticas de parlamentares de oposição.
Lula complacente com o crime?
“Eu já vi muitas pessoas sendo roubadas no centro de São Paulo, uma pessoa passa de bicicleta e rouba o telefone. Então, é importante punir o crime e também que se tenha mais cuidado ao usar o celular. Às vezes é o patrimônio mais importante que a pessoa tem. Então, tome conta direitinho e não fique vacilando”, continuou Lula.
Lula erra ao afirmar que as pessoas devem ter mais “cuidado” ao usar celular na rua.
Como presidente, o petista deveria atuar por mais segurança em espaços públicos. Não inverter a lógica.
Para ele…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)