Crusoé: Janja vai a Roma?
A primeira-dama deve ir à capital da Itália participar da reunião que definirá o presidente da Aliança Global de Combate à Fome
![Crusoé: Janja vai a Roma?](https://cdn.oantagonista.com/uploads/2025/01/Captura-de-Tela-2025-01-13-as-09.53.50-1024x610.png)
A primeira-dama Janja deve ir a Roma, capital da Itália, entre 9 e 13 de fevereiro, participar da reunião que definirá o presidente da Aliança Global de Combate à Fome.
Ela irá acompanhar o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias.
“Eu reforcei a importância de irmos juntos, considerando a experiência técnica e atuação dela na área social”, disse o ministro de Lula ao Estadão.
Com Wellington Dias e Janja, o Palácio do Planalto espera conquistar a presidência da Aliança Global de Combate à Fome, bloco multilateral formado por 142 membros entre países, instituições internacionais e organizações não governamentais (ONGs).
Em Roma, Janja também deverá participar de uma reunião do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), órgão vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU).
Os detalhes sobre a agenda de Janja em Roma devem ser discutidos a partir de quinta, 30.
Leia mais: Janjapalooza e G20 custaram até R$ 83 milhões aos cofres públicos
O ‘Time Janja’
Embora não tenha cargo no governo, nem tenha recebido um único voto, a primeira-dama Janja ocupa um gabinete no terceiro andar do Palácio do Planalto, a poucos metros de distância do de Lula.
Ela também tem uma equipe de pelo menos 12 pessoas, composta por assessores de imprensa, fotógrafos, especialistas em redes sociais e um militar. Em salários, a equipe custa, mensalmente, em torno de 160 mil reais mensais.
Leia mais: O que o governo Lula tanto esconde sobre Janja?
Viagens
Desde o início do governo Lula, em 2023, os gastos para a viagem dos integrantes ultrapassaram 1,2 milhão de reais, segundo reportagem publicada pelo Estadão.
“Além de promover shows com dinheiro público e gastar milhões em viagens e hotéis luxuosos, Janja também possui um gabinete próprio bancado com os impostos dos brasileiros”, disse o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), por meio das redes sociais.
“Servidores públicos estão sendo utilizados por Janja para alavancar as redes sociais da primeira-dama em um nítido caso de desvio de função. Em um período em que o próprio Governo reconhece a necessidade de corte de gastos, não podemos admitir a continuidade desta farra…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Alexandre Ataliba Do Couto Resende
29.01.2025 14:18Se o Brasil for eleito a presidência dessa tal Aliança, mostrará o rumo que tal fórum seguirá. Para a irrelevância.
CUSTÓDIO PRÃNCIPE
29.01.2025 10:49"Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente." Cada vez que vou ler uma matéria no O Antagonista e tenho que abrir o link acima(entre aspas) desanimo e não concluo a leitura do texto. É preciso mudar isso para dar mais conforto aos leitores...