Crusoé: “Dicionário para entender 2023”
"A todo momento, a língua precisa se adaptar para dar conta dos fatos. Uma brincadeira ou um neologismo pode ser a melhor maneira de explicar um fenômeno atual. É o caso de AeroJanja, matemágica e...
“A todo momento, a língua precisa se adaptar para dar conta dos fatos. Uma brincadeira ou um neologismo pode ser a melhor maneira de explicar um fenômeno atual. É o caso de AeroJanja, matemágica e exonerade. Em outras situações, é preciso relembrar palavras que estavam fora de uso e podem ganhar um novo sentido, como Wagner ou gasto. Algumas só existem para denominar algo que não existe, como Sul Global. Por fim, há aquelas completamente inovadoras, como ChatGPT. Seguem os destaques do dicionário deste ano”, diz reportagem de Crusoé.
A lista começa por uma data e vai até a letra W:
“8 de Janeiro
Invasão de prédios públicos com o objetivo de levar os militares às ruas para uma intervenção política. Não teria acontecido sem a incitação de Jair Bolsonaro ao longo de quatro anos.
AeroJanja
Sucessor provável do AeroLula. Máquina voadora que deve ser equipada com cama de casal e chuveiro, para que a primeira-dama Janja e seu boy, o presidente Lula, possam chegar sempre frescos e bem dispostos aos incontáveis compromissos internacionais a que comparecem.
Anão diplomático
Apelido dado ao governo brasileiro pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Israel, Yigal Palmor, em 2014, durante o governo de Dilma Rousseff. A expressão voltou a ser útil quando Lula pretendeu mediar a paz na Ucrânia e em Israel, sem ter a estatura política ou moral para tanto.
Attenzione, pickpocket
A vereadora italiana Monica Poli ganhou fama mundial ao gravar vídeos no TikTok mostrando meninas que supostamente eram batedoras de carteiras em Veneza, na Itália. Os vídeos mostravam as garotas que saíam correndo ou escondendo o rosto quando Poli começava a gritar a frase Attenzione, pickpocket’. O objetivo era alertar os turistas sobre os furtos na cidade. A frase virou meme no mundo todo e entrou em música do DJ Alok.
Barbie
Boneca da Mattel que leva o diminutivo do nome Bárbara, em inglês. Criticada por estimular o consumismo e o culto de um corpo inalcançável, Barbie teve a imagem totalmente revigorada por um filme que arrecadou 1,4 bilhão de dólares. Barbie virou um estilo de vida (o ‘barbiecore’), uma máquina de imprimir dinheiro para a Warner Bros., e uma nova maneira de políticos latino-americanos passarem vergonha nas redes sociais, todos vestindo roupas pink.”
Leia mais: assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)