Covid: vacinação mudou perfil de pacientes hospitalizados e mortos, mostra estudo
A vacinação mudou o perfil dos hospitalizados e mortos pela Covid no Brasil, mostra um estudo conduzido em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. A equipe do Laboratório de Pesquisas em Virologia da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp)...
A vacinação mudou o perfil dos hospitalizados e mortos pela Covid no Brasil, mostra um estudo conduzido em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo.
A equipe do Laboratório de Pesquisas em Virologia da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) analisou dados de 2.777 pacientes atendidos entre 5 de janeiro e 12 de setembro do ano passado no Hospital de Base — referência para toda a região.
À época, a variante Gama (P.1) predominava no estado, e os idosos eram maioria entre os brasileiros com o esquema de imunização completo — até então, duas doses. Os internados com Covid no período foram divididos entre vacinados e não vacinados, e os pesquisadores compararam as seguintes características dos integrantes de cada grupo: idade, sexo, comorbidades, sintomas, as condutas clínicas adotadas durante a internação e os desfechos (recuperação ou óbito).
Entre os 2.518 participantes não imunizados a idade média era de 51 anos. 71,5% apresentavam uma ou mais comorbidades, sendo as mais frequentes cardiopatia, diabetes e obesidade. Já entre os 259 hospitalizados que haviam recebido duas doses de vacina, a idade média era de 73 anos e 95% tinham doenças de base.
Os fatores que se correlacionaram com risco maior de hospitalização e morte entre os não imunizados foram idade superior a 60 anos e a identificação de uma ou mais das seguintes condições: cardiopatia, distúrbios no fígado ou neurológicos, diabetes, comprometimento imunológico e doença renal. No caso dos vacinados, somente idade acima de 60 anos e insuficiência renal se enquadraram. Os dados completos do estudo foram divulgados neste mês no Journal of Infection.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)