Como realizar a portabilidade do seu empréstimo consignado
Sabia que existe a possibilidade de que a instituição para qual a portabilidade será feita tenha uma taxa de juros menor e melhores condições de pagamento?
A portabilidade do empréstimo consignado é uma opção disponível para clientes que desejam trocar de instituição financeira. O motivo da troca pode variar desde problemas com a instituição atual, até a busca por taxas mais atrativas.
Este ato é permitido por meio de uma resolução do Banco Central (Bacen), criada para trazer mais segurança e transparência ao consumidor que deseja migrar a dívida.
Quem pode realizar a portabilidade do empréstimo consignado?
Assim como o empréstimo consignado, somente algumas pessoas estão aptas para realizar a portabilidade.
Elas se encaixam nas mesmas categorias de quem pode efetuar a operação, são elas:
- Quem recebe aposentadoria ou pensão do INSS;
- Quem trabalha como servidor público (ou militar);
- Quem trabalha em emprego (CLT).
Esse tipo de empréstimo é feito mediante desconto em folha de pagamento que pode ser descontado do próprio salário ou proventos de aposentadoria.
O processo de portabilidade
O processo ocorre após a aprovação do crédito e celebração do contrato, levando em consideração se o tomador da operação se enquadra nas categorias elegíveis, como renda mensal e a margem consignável disponível.
Ainda existe a possibilidade de que a instituição para qual a portabilidade será feita tenha uma taxa de juros menor e melhores condições de pagamento, com a diminuição do custo efetivo total (CET) da operação de crédito.
A Portabilidade acontece da seguinte maneira: o cliente solicita à instituição financeira atual um extrato da operação de crédito e em seguida escolhe a nova instituição para efetuar a portabilidade e solicita nova proposta.
As instituições cuidam da troca da operação.
Garantia de empréstimo
Garantias são utilizadas por instituições financeiras como uma forma de seguro, caso a dívida não seja paga. Recentemente o Banco Central permitiu a utilização de um mesmo imóvel para mais de um empréstimo.
É importante ressaltar que o não pagamento da dívida pode gerar um processo legal para a tomada do imóvel.
Considerações finais
Os empréstimos consignados são práticos e atrativos, mas necessitam de cautela na hora da contratação.
É importante buscar orientação de especialistas antes de realizar um contrato desse tipo. Contrair várias dívidas do mesmo tipo pode se tornar uma ‘bola de neve’ e gerar endividamento excessivo ao invés de alívio financeiro.
Garanta sua segurança e a saúde de seu orçamento antes de contrair empréstimos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)