Como criar e utilizar a conta Gov.br: acesso simplificado a serviços públicos
Confira como abrir a conta Gov.br e qual a sua utilidade no dia a dia.
Com o crescente uso de serviços digitais, o Governo Federal criou a conta Gov.br para facilitar o acesso a diversas plataformas públicas.
Sua busca tem aumentado entre os brasileiros que buscam praticidade na hora de acessar serviços como Valores a Receber do Banco Central, plataforma Desenrola Brasil e o Concurso Nacional Unificado (CNU).
Funcionando como um login único, a conta Gov.br também permite acessar serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), consulta a documentos como CNH ou Carteira de Trabalho digital, simulação da aposentadoria no portal Meu INSS, entre outros.
O governo trabalha para que todos os cidadãos tenham uma conta no sistema.
Como criar a conta Gov.br
Para criar a conta Gov.br é preciso ter um registro na base de dados do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).
A conta conta com três níveis de acesso: Bronze, Prata e Ouro, que são definidos pelas informações disponibilizadas pelo usuário.
Veja abaixo o que envolve cada nível e como se cadastrar no sistema.
Os níveis de login
O nível Bronze concede acesso a serviços digitais menos sensíveis e funcionalidades parciais do aplicativo gov.br.
Já o Prata permite acesso a um grande número de serviços digitais e funcionalidades completas do aplicativo, com reconhecimento facial ou acesso a bancos credenciados.
O nível Ouro, proporciona acesso irrestrito a qualquer serviço digital e funcionalidades completas do aplicativo com segurança máxima para serviços mais sensíveis.
Cadastro no sistema
No site do Governo Federal ou pelo app Gov.br, disponível para iOS e Android, é possível se cadastrar.
Ao informar o CPF e seguir as orientações do sistema, o usuário conseguirá criar a conta e começar a acessar os serviços do Gov.br.
Aqueles já cadastrados com biometria na Justiça Eleitoral terão esses dados integrados ao sistema, elevando o nível de segurança para login.
Mudanças de nível
O usuário pode alterar o nível de seu login Gov.br a qualquer momento, ajustando as informações fornecidas no cadastro.
A regra é: quanto mais informações forem fornecidas e confirmadas, mais alto será o nível do login.
Os níveis Prata e Ouro exigem procedimentos adicionais como validação de biometria facial, acesso a um banco credenciado, ou até o uso de um Certificado Digital compatível com ICP-Brasil.
Vale lembrar que os cidadãos que já acessaram alguma vez o aplicativo Meu INSS, que receberam algum benefício ou que já utilizaram a carteira de trabalho digital ou mesmo a CNH digital, possivelmente já possuem um cadastro no Gov.br.
Nesses casos, é importante conferir se não há necessidade de atualizar informações para aprimorar o login.
Com um uso cada vez mais comum, a conta Gov.br se torna uma importante ferramenta para facilitar o acesso aos serviços digitais do Governo Federal, tornando esses processos muito mais eficientes e rápidos para todos os cidadãos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)