Comando Vermelho na mira por ajuda a fugitivos de Mossoró em 2024
Mais de 200 policiais foram às ruas em cidades do Rio Grande do Norte, Ceará e Rio de Janeiro
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Mossoró (FICCO/MOS) deflagrou nesta terça-feira, 11, a Operação Red Dots para reprimir crimes praticados no Rio Grande do Norte por integrantes do Comando Vermelho.
Mais de 200 policiais foram às ruas para cumprir 14 mandados de prisão preventiva, 13 de prisão temporária, 31 de busca e apreensão nas cidades de Natal, Mossoró, Baraúna, Assu e Pedro Avelino, no Rio Grande do Norte, Aquiraz, no Ceará, e Rio de Janeiro.
A Unidade Judiciária de Delitos de Organização Criminosa do Rio Grande do Norte (UJUDOCRIM) também determinou o bloqueio judicial de 32 contas bancárias e o congelamento de até 22,5 milhões de reais de patrimônio dos investigados.
Segundo a Polícia Federal, as investigações começaram com a identificação de membros da facção que teriam prestado apoio aos detentos Rogério Mendonça e Deibson Nascimento (foto), que ficaram mais de 50 dias foragidos após escaparem da Penitenciária Federal de Mossoró, em fevereiro de 2024.
“Naquela ocasião, os levantamentos obtidos apontaram para a prática de outros crimes, demandando a instauração de inquérito policial com o propósito específico de mapear os integrantes da facção com atuação no Rio Grande do Norte”, informou a PF em nota.
“Como resultado, foram reunidas evidências da prática dos crimes de organização criminosa armada, tráfico de drogas e de armas, lavagem de dinheiro, tortura e homicídio”, acrescentou.
A fuga da Penitenciária Federal de Mossoró
Originários do Acre, Rogério Mendonça e Deibson Nascimento fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró em 14 de fevereiro de 2024, após abrirem um buraco atrás de uma luminária e cortarem duas cercas de arame utilizando ferramentas provenientes de uma obra em andamento no local.
Esta foi a primeira fuga registrada na história do sistema penitenciário federal, que engloba penitenciárias em Brasília (DF), Catanduvas (PR), Campo Grande (MS) e Porto Velho (RO).
Eles passaram mais de 50 dias foragidos e foram recapturados na cidade de Marabá, no estado do Pará, em 4 de abril de 2024.
A recaptura dos fugitivos envolveu uma força-tarefa composta por autoridades locais e federais das polícias Federal, Rodoviária Federal, Civil e Militar.
Leia mais: O que concluiu investigação sobre os fugitivos de Mossoró
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Angelo Sanchez
11.03.2025 15:05A captura destes fugitivos foi um acordo de trégua do crime organizado que entregou os criminosos.