Ciro, Cid e Camilo: O Ceará em pé de guerra
“O atual ministro da educação, que é um cearense aqui ilustre – que, para mim, é a maior decepção, o maior traidor da história..." [...] disse Ciro Gomes.
Na briga dos irmãos Ferreira Gomes sobrou até para o Ministro da Educação, Camilo Santana (PT), que foi chamado por Ciro Gomes (PDT) de “maior traidor da história”. A fala de Ciro ocorreu na última sexta-feira, 17 de novembro, na gravação de um programa no qual estava sendo entrevistado.
O contexto da sua fala foi uma crítica à autorização dada por Camilo para a abertura de novos cursos de medicina privados no País, mas o ressentimento se deve mesmo a outras questões:
“O atual ministro da educação, que é um cearense aqui ilustre – que, para mim, é a maior decepção, o maior traidor da história…Mas isso é um assunto paroquial -, autorizou a abertura de 95 novos cursos de medicina, todos privados (…). Esse é o socialismo do PT”, disse Ciro Gomes.
A “traição” à que Ciro se refere já foi exposta aqui em O Antagonista e remete ao fim da aliança de décadas entre o PT e o PDT no Ceará, por ocasião das eleições de 2022.
Camilo Santana, hoje ministro do atual governo, é cearense e foi governador do Ceará por dois mandatos seguidos, de 2015 a 2022, com o apoio dos irmãos Cid e Ciro. Na última eleição, divergiu das diretrizes de Ciro e lançou a campanha “Ceará 3 vezes mais forte”, elegendo-se Senador e elegendo o seu aliado Elmano de Freitas (PT) governador, com o apoio de Lula.
Com a iminente saída de Cid Gomes do PDT, aumenta a especulação sobre uma possível filiação sua ao PT. Camilo Santana tem intermediado isso, visto não haver unanimidade no partido a respeito do assunto.
Na sexta-feira, 17 de novembro, o Ministro da Educação declarou: “Eu estive com o presidente Lula esta semana, e ele me pediu para fazer o convite ao senador Cid, que as portas estão abertas, caso ele queira se filiar.”
Cid Gomes agradeceu o convite e disse que irá conversar com o presidente Lula: “Vou pedir pra falar com ele (Lula); ele que resolve”.
O governador do Ceará, Elmano de Freitas, reiterou o convite: “evidentemente que o senador Cid Gomes será muito bem-vindo ao Partido dos Trabalhadores. […] Mas ele será muito bem vindo em qualquer partido do campo da centro-esquerda, eu não tenho nenhuma dúvida disso. Mas é uma reflexão dele, do grupo político dele. […] Da minha parte eu tenho muita admiração, muito respeito e, como filiado ao PT, teria muito orgulho de tê-lo no partido do qual faço parte.”, afirmou o governador.
No dia 30 de outubro, em um encontro estadual do PSDB-CE, Ciro Gomes fez graves acusações contra o Governo do Ceará: “hoje, no Ceará, que era famoso pela decência, (…) não se realiza uma obra pública sem pagar propina! Uma obra pública sequer se realiza nesse estado sem pagar propina aos donos do poder que estão aí.”
A Procuradoria-Geral do Estado do Ceará acionou a Justiça contra Ciro Gomes pela declaração.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)