Cidadania tenta unidade
O diretório nacional do Cidadania vai se reunir na noite desta terça-feira (15) para tratar da possibilidade de federação com outro partido. Em tese, a decisão sobre compor alguma federação já está tomada, restando definir qual será a sigla escolhida: PSDB, Podemos e PDT topam a aliança formal com o Cidadania...
O diretório nacional do Cidadania vai se reunir na noite desta terça-feira (15) para tratar da possibilidade de federação com outro partido.
Em tese, a decisão sobre compor alguma federação já está tomada, restando definir qual será a sigla escolhida: PSDB, Podemos e PDT topam a aliança formal com o Cidadania.
Mas como o partido está muito dividido, existe a possibilidade de os detalhes da possível federação serem fechados mais adiante — ao longo do dia, integrantes do diretório participam de uma espécie de pré-reunião, com o esforço de ajustar ponteiros e chegar a algum consenso.
Oficialmente, o partido ainda tem a pré-candidatura ao Planalto do senador Alessandro Vieira, embora o próprio presidente da sigla, Roberto Freire (foto), tenha dito que a ideia não se sustentaria até o primeiro turno, sendo, em seguida, rebatido pelo parlamentar.
Na reunião da executiva nacional para tratar da federação, no último dia 1º, a votação sobre aliança com o PSDB terminou empatada; já as sugestões de federação com Podemos ou PDT forem rejeitadas pela maioria da executiva — o diretório pode voltar a discutir essas opções.
Pela lei que instituiu as federações partidárias, dois ou mais partidos podem se unir em uma aliança semelhante à das coligações, mas que dura por toda uma legislatura — ou seja, quatro anos –, e não apenas para uma única eleição. O prazo final para a composição das federações, conforme decidiu o STF, será 31 de maio.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)