Choquei contra Elon Musk
Perfil de fofoca instrumentalizado a favor de Lula volta à sua pior forma um mês depois de ficar de fora dos indiciamentos por suicídio de jovem em Minas Gerais
A Choquei voltou. Um mês depois de ficar de fora dos indiciamentos pela morte da jovem Jéssica Vitória Canedo, o perfil de fofoca que foi instrumentalizado a favor de Lula parece ter recobrado a confiança para fazer aquilo pelo que de pior se notabilizou: espalhar intrigas e desinformação.
O perfil, que se apresenta como “A sua fonte de notícias mais rápida” e tinha prometido se comportar enquanto era investigado por envolvimento no suicídio da moça, publicou no domingo, 7, e apagou horas depois, a seguinte mensagem: “ATENÇÃO: Por meio de cooperação entre a Polícia Federal e o FBI, as autoridades dos EUA podem cumprir mandados de busca e apreensão nas residências do investigado Elon Musk, dono do Twitter (X). Ordem pode partir a qualquer momento pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF”.
Um outro post crítico a Musk, que exibe foto de Musk sem camisa e ainda não foi apagado (foto), diz: “ATENÇÃO: No começo deste ano, Elon Musk, dono do Twitter (X), estava aumentando a preocupação dos executivos das empresas das quais é dono, por suposto uso de drogas ilícitas, como LSD, cocaína, ecstasy e cogumelos psicodélicos. A informação foi publicada em janeiro pelo jornal norte-americano The Wall Street Journal, que ouviu pessoas próximas ao homem mais rico do mundo”.
De volta
O viés de ataque do perfil ao dono do X, que comprou briga com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, se alinha à posição dos lulistas. O advogado-geral da União, Jorge Messias, aproveitou o ensejo para voltar a defender a regulamentação das redes sociais, e foi acompanhado nas críticas a ao bilionário pela deputada Gleisi Hoffmann (PR), presidente do PT, entre outros governistas.
A Choquei foi incorporada desde a última eleição à milícia digital petista. O dono do perfil, Raphael Sousa Oliveira, chegou a participar da posse de Lula, em 2023, mas, após a repercussão do suicídio de Jéssica, que, segundo a Polícia Civil de Minas Gerais, fabricou as próprias mensagens que a envolveram em um romance falso com o humoristas Whindersson Nunes, a Choquei se afastou de polêmicas política.
A julgar pelas postagens sobre Elon Musk, o medo de punição da Choquei parece ter passado.
Leia mais: Como Elon Musk pode nos ajudar
Musk não ajudou a liberdade de expressão a avançar no Brasil
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)