Carluxo formaliza renúncia afirmando ir para “o Brasil que deu certo”
Vereador deixa Câmara do Rio para disputar o Senado por Santa Catarina
Carlos Bolsonaro (PL-RJ) formalizou nesta segunda-feira, 15, a renúncia ao mandato de vereador da Câmara Municipal do Rio de Janeiro para se lançar candidato ao Senado em 2026 por Santa Catarina.
“Foram 25 anos de vereança vividos como missão, não como cargo. Um caminho percorrido com evolução, disciplina, renúncias e trabalho silencioso, sempre colocando o interesse geral acima de qualquer vaidade pessoal. Mesmo com, no mínimo, mais três anos de mandato assegurado, jamais busquei holofotes, atalhos ou projetos de poder. Meu compromisso sempre foi servir, construir soluções concretas e honrar o chamado que Deus e meu Pai me confiaram.
A política, quando levada a sério, exige difíceis escolhas para permanecer – e também coragem para abrir mão. Hoje, renuncio a dois recordes históricos de votação para dar continuidade a um propósito maior, inaugurando um novo capítulo alinhado com os valores, as convicções e o Brasil que acreditamos e defendemos”, escreveu.
Carluxo também reiterou a visão defendida por seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, ao justificar a mudança para Santa Catarina, estado que classificou como exemplo de país que funciona.
“Não se trata de ambição, mas de responsabilidade histórica. Se Deus permitir, seguiremos aprendendo, amadurecendo e fortalecendo o movimento que ajudamos a erguer ao longo dos anos, agora com foco no nosso amado estado de Santa Catarina. Um estado que traduz, na prática, aquilo que o Brasil pode ser quando há trabalho, ordem, respeito à lei e compromisso com quem produz. Como meu pai sempre afirmou: “Santa Catarina é o Brasil que deu certo.”
“Se for da vontade de Deus e do povo, estaremos prontos para ocupar espaços maiores, com maturidade, firmeza e compromisso, representando com ainda mais força os verdadeiros interesses do Brasil. Seguimos com fé, trabalho e lealdade à verdade”, acrescentou.
Impasses
A ida de Carluxo a Santa Catarina mexe no tabuleiro político do estado.
O senador Esperidião Amin (PP-SC) conta com o apoio de Jair Bolsonaro para tentar se reeleger, e seu partido daria mais tempo de rádio e televisão ao governador de Santa Catarina, Jorginho Mello.
No entanto, caso Carluxo também se candidate por essa coligação, a deputada federal Carol de Toni (PL-SC) ficará sem espaço, e ela já começou a conversar com o partido Novo para tentar manter a candidatura ao Senado em 2026.
Carluxo e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro se manifestaram para dizer que apoiam a candidatura de Carol, mas a deputada estadual Ana Campagnolo tem apontado que isso inviabilizaria o entendimento com Esperidião e poderia dificultar a reeleição de Jorginho.
O desentendimento entre Campagnolo e o senador Jorge Seif, que a criticou no púlpito do Senado, ficou escancarado quando o senador entrou numa live no Instagram em que estavam a deputada estadual e a deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC), e Campagnolo saiu chamando Seif de “desqualificado”.
Leia mais: Carluxo anuncia renúncia do mandato por vaga ao Senado em SC
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Jorge Augusto Vasconcelos Alves
15.12.2025 17:21Vinte e cinco anos de nulidade parlamentar e enriquecimento nos gabinetes.