Carlos Graieb: “Na eleição, vá de Epiteto”
Com moderação, o estoicismo que o governador de Minas Romeu Zema disse recentemente admirar pode ser bastante útil nas eleições, diz Carlos Graieb em artigo na Crusoé. “Dos exercícios espirituais propostos pelo estoicismo como meios de alcançar aquele...
Com moderação, o estoicismo que o governador de Minas Romeu Zema disse recentemente admirar pode ser bastante útil nas eleições, diz Carlos Graieb em artigo na Crusoé.
“Dos exercícios espirituais propostos pelo estoicismo como meios de alcançar aquele estado desejado de impassibilidade, o mais divertido, de longe, é o ‘premeditatio malorum’. Ele consiste em imaginar, em um momento de quietude, que as piores desventuras possíveis atingem você. ‘Precisamos refletir sobre cada possibilidade e nos fortalecer contra quaisquer desventuras que possamos encontrar’, diz, mais uma vez, Epiteto. ‘Projete os males em sua mente: exílio, tortura, guerra, naufrágio.’ Está fácil. Comece a praticar na manhã deste domingo, 2 de outubro, antes de sair de casa.”
Leia aqui a íntegra do artigo (aberto para não assinantes). Aproveite para assinar a Crusoé e apoiar o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)