Câmara do Rio aprova “Dia da Cegonha Reborn”
Data comemorativa homenageia artesãs que produzem bonecos hiper-realistas

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou nesta quarta, 7, projeto de lei que institui o Dia da “Cegonha Reborn”, uma homenagem às artesãs responsáveis por confeccionar os chamados bebês reborn – bonecos hiper-realistas de recém-nascidos, conhecidos por sua semelhança impressionante com bebês reais.
A proposta, de autoria do vereador Vitor Hugo (MDB), passou em segunda discussão e segue agora para sanção ou veto do prefeito Eduardo Paes (PSD).
O projeto de lei destaca o trabalho dessas artesãs, conhecidas como “cegonhas”, que produzem os bonecos utilizando fotografias ou descrições de bebês reais.
O texto também ressalta o uso dos bebês reborn como ferramenta terapêutica em casos de luto parental, traumas e como forma de companhia emocional.
Segundo o texto aprovado, alguns psicólogos relatam o uso dos bonecos em contextos clínicos, especialmente em processos de recomposição emocional após a perda de um recém-nascido.
A data escolhida para o Dia da Cegonha Reborn é 4 de setembro, em referência a um encontro realizado em 2022 na Estrada do Portela, na Zona Norte do Rio de Janeiro, onde mulheres ligadas ao universo reborn se reuniram para trocar experiências e promover a atividade.
O grupo “Cegonha Reborn”, citado no projeto, se organizou a partir desse encontro e hoje reúne artesãs e entusiastas que lutam pelo reconhecimento da prática.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Marcia Elizabeth Brunetti
08.05.2025 09:17Que maravilha! O Brasil vai para a frente. Por isso pagamos muito bem nossos políticos.
Alexandre Ataliba Do Couto Resende
08.05.2025 08:43Agora sim! Medida muito importante e vital para resolver todos os problemas da cidade! Parabéns aos nobres vereadores concentrados em medidas relevantes e vitais para a cidade!