Brasil pode ter nova onda de calor
Uma nova onda de calor está prestes a atingir o Centro-Sul do Brasil, trazendo temperaturas extremamente altas. De acordo com a empresa de meteorologia MetSul, uma massa de ar muito quente está se deslocando do norte da Argentina e do Paraguai em direção aos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país...
Uma nova onda de calor está prestes a atingir o Centro-Sul do Brasil, trazendo temperaturas extremamente altas. De acordo com a empresa de meteorologia MetSul, uma massa de ar muito quente está se deslocando do norte da Argentina e do Paraguai em direção aos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.
Segundo a MetSul, os termômetros devem registrar marcas próximas ou acima dos 40ºC.
No Rio Grande do Sul, espera-se que o calor intenso se instale a partir da segunda metade desta semana e permaneça até a segunda-feira seguinte. A capital, Porto Alegre, terá como destaque o domingo, com mínima de 24ºC e máxima de 37ºC, segundo a Climatempo. As tardes serão especialmente quentes, podendo ocorrer pancadas de chuva.
A MetSul alerta que a região da Grande Porto Alegre e os vales podem registrar temperaturas entre 37ºC e 39ºC em vários municípios, com máximas localmente ainda mais altas. Já no Centro-Oeste, onde o verão costuma ser chuvoso e os dias mais quentes ocorrem no fim do inverno e na primavera, as temperaturas também surpreenderão para esta época do ano.
De acordo com a MetSul, especialmente nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o clima será tão quente quanto no período de primavera, quando termômetros próximos aos 40ºC são normais. Em Cuiabá (MS), por exemplo, a previsão do Climatempo para sexta-feira é de mínima de 24ºC e máxima de 38ºC.
A alteração no padrão meteorológico também afetará o interior do estado de São Paulo, conforme aponta a MetSul. Normalmente, essa região registra bastante chuva nesta época do ano, o que impede que as temperaturas alcancem patamares muito altos. No entanto, este ano será diferente.
Na sexta-feira, espera-se mínimas de 23ºC e máximas de 36ºC em cidades como São José do Rio Preto, Bauru e Araraquara, todas com possibilidade de pancadas de chuva. Na capital paulista, a temperatura será quente, mas um pouco mais baixa em relação a outras localidades. A previsão da Climatempo indica que também haverá chuva na cidade.
Além disso, outras regiões do país também sentirão os efeitos dessa onda de calor. No Rio de Janeiro, a temperatura mais alta está prevista para sexta-feira, variando entre 23ºC e 37ºC, sem previsão de chuva para amenizar o calor intenso. Em Belo Horizonte, a variação térmica será de 19ºC a 33ºC. Já em Vitória, no Espírito Santo, os termômetros ficarão entre 22ºC e 33ºC.
Essa onda de calor intensa está relacionada ao fenômeno El Niño, que está mais forte nesta temporada e deve atingir o pico neste fim de ano, de acordo com um relatório divulgado pela Organização Mundial de Meteorologia (OMM) em novembro.
O aquecimento global também é um fator que tem contribuído para a intensificação do El Niño e seus efeitos, como as altas temperaturas e os eventos climáticos extremos registrados no Brasil ao longo do ano.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)