Bolsonaro transferiu R$ 2 milhões a Michelle por temor de bloqueio, diz PF
A transferência foi feita em 21 de fevereiro de 2024, na véspera de um depoimento do ex-presidente à Polícia Federal
No relatório entregue ao Supremo Tribunal Federal (STF) em que indicia o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por coação a autoridades, a Polícia Federal (PF) aponta que o político transferiu 2 milhões de reais para a conta da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro na véspera de prestar depoimento à corporação.
A transferência foi feita em 21 de fevereiro de 2024. No dia seguinte, Bolsonaro depôs no âmbito do inquérito sobre a suposta tentativa de golpe de Estado ocorrida no Brasil entre 2022 e 2023.
Segundo os investigadores, o objetivo da transferência foi resguardar o patrimônio de Bolsonaro diante da possibilidade de bloqueio judicial. A PF diz que a operação deu-se num momento de pressão crescente sobre o ex-presidente. Ele já era alvo de pedidos de medidas cautelares, e havia discussões sobre eventual constrição dos bens dele.
“Vale ressaltar que JAIR BOLSONARO omitiu informação à Polícia Federal em seu depoimento no INQ 4.995/DF de que teria repassado outros valores a EDUARDO BOLSONARO, além dos R$ 2.000.000,00 (dois milhões) revelados. Também não houve qualquer justificativa para transferência de recursos no mesmo valor para MICHELE BOLSONARO apenas um dia antes do interrogatório”, pontua o relatório.
A PF entende que o repasse a Michelle reforça os indícios de que Bolsonaro buscou ocultar valores em meio às investigações. “O temor de bloqueio de bens motivou a transferência”, afirma a corporação.
O relatório indica ainda que houve saques em espécie e transferências para assessores e aliados próximos de Bolsonaro, sem justificativas plausíveis. Além disso, fragmentação de valores em depósitos e transferências; de acordo com a Polícia Federal, a prática sugere estratégia para dificultar o rastreio de recursos.
Pedido de asilo político
Nas investigações que acarretaram no indiciamento de Bolsonaro, a Polícia Federal encontrou ainda mensagens do político planejando um pedido de asilo político na Argentina.
A corporação localizou no celular do ex-presidente um arquivo editável, sem data e assinatura, em que é feita a solicitação de asilo político em regime de urgência para ele.
A PF entende que o conteúdo revela que, desde fevereiro do ano passado, Bolsonaro planejou atos para fugir do Brasil, visando impedir a aplicação da lei penal.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Liana
21.08.2025 11:19Ahh fala sério, quem em situação semelhante não faria isso? Todos devem ter feito isso, todos que estão na mira do X e do EUA.