Bolsonaro: “Estamos vendo quem está impondo ditadura no país”
Ex-presidente critica a suspensão do X no Brasil, determinada pelo ministro Alexandre de Moraes
Jair Bolsonaro (PL; foto) criticou neste sábado, 31 de agosto, o bloqueio do X no Brasil. Em discurso em Londrina, no Paraná, o ex-presidente associou a suspensão da plataforma a uma ditadura.
O bloqueio foi determinado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
“Hoje amanhecemos sem Twitter, o X, e acusavam que eu seria o ditador. Estamos vendo, cada vez mais, quem queria e quem está impondo uma ditadura no nosso país”, afirmou Bolsonaro, sem citar o nome de Moraes.
“Hoje estamos vendo que quem está conduzindo o Brasil para a ditadura não é eu [sic] ou quem esteve ao meu lado. Eu, ao longo de quatro anos, toda semana era fustigado por pelo menos uma decisão do Supremo Tribunal contra meu governo”, acrescentou.
Em seu discurso, o ex-presidente também disse que teria sido preso se estivesse no Brasil em 8 de janeiro de 2023, quando manifestantes invadiram os prédios da Praça dos Três Poderes. Bolsonaro estava nos Estados Unidos na época.
“Sabia que algo ia acontecer, afinal de contas, do PT, tudo é possível. O que teria acontecido comigo se estivesse no Brasil no dia 8 de janeiro? Certamente estaria preso até hoje. Me acusam de tudo, até de um golpe de festim.”
Moraes tomou a decisão de suspender o X depois de a plataforma do bilionário Elon Musk se recusar a apontar um novo representante legal no país. Na quarta-feira, 28, Moraes havia dado 24h para o X cumprir a determinação.
A rede social começou a deixar de funcionar no Brasil pouco depois da meia-noite deste sábado, 31 de agosto.
Lula passa pano para Xandão
Na sexta-feira, Lula defendeu o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Em entrevista à Rádio Mais da PB, de João Pessoa, Paraíba, o petista afirmou:
“Todo cidadão que investe no Brasil está submetido à legislação e à Constituição brasileiras. Não é porque ele [Elon Musk] tem dinheiro que pode fazer o que quiser.
Deve aceitar as regras do país e respeitar a decisão da Suprema Corte. Este não é um país com complexo de vira-lata.”
No dia anterior, ainda sob a expectativa de derrubada do X, Lula divulgou, em seu perfil na plataforma, o endereço de suas demais redes sociais, dentre elas Instagram, Facebook e TikTok.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)