Bolsonaro deve fazer endoscopia nesta quarta-feira, diz boletim médico
Ex-presidente permanece internado no Hospital DF Star, em Brasília, em cuidados pós-operatórios de herniorrafia inguinal bilateral
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve ser submetido a uma endoscopia digestiva alta nesta quarta-feira, 31, segundo boletim médico divulgado nesta terça, 30, pelo Hospital DF Star, onde o político está internado em Brasília. Esse tipo de exame tem o objetivo de visualizar, por dentro, estruturas importantes do sistema gastrointestinal, como o esôfago, o estômago e a porção superior do intestino delgado.
Segundo o boletim, Bolsonaro fará o exame para avaliação do refluxo gastroesofágico. O documento reforça ainda que o ex-presidente encontra-se em cuidados pós-operatórios de herniorrafia inguinal bilateral, por via convencional, e que ele “apresentou novos episódios de soluços, sendo submetido a uma complementação do bloqueio anestésico dos nervos frênicos bilaterais”.
Além disso, diz que o político “segue em fisioterapia respiratória, terapia de CPAP noturno e medidas preventivas para trombose”.
Mais cedo, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro havia dito que o marido tinha retornado para o centro cirúrgico do Hospital DF Star após apresentar um quadro de soluços no período da manhã.
O político havia ido para o quarto na segunda-feira, 29, após a conclusão do segundo procedimento de bloqueio anestésico do nervo frênico, feito com o objetivo de controlar as crises persistentes de soluços de Jair.
Michelle informou sobre o retorno dele para o centro cirúrgico por meio de publicação nos Stories do Instagram. “Meu amor apresentou quadro de soluços às 10h, que não cessaram até o momento. Diante disso, a equipe médica optou pela realização de um reforço no bloqueio do nervo frênico. Ele acaba de ser encaminhado ao centro cirúrgico. Seguimos enfrentando dias difíceis e contamos com as orações de todos”, escreveu a ex-primeira-dama.
Na segunda, a equipe médica que cuida do ex-presidente informou, em entrevista a jornalistas, que seriam necessárias 48 horas para avaliar os resultados do segundo procedimento de bloqueio anestésico do nervo frênico, mas que o político pode receber alta hospitalar na próxima quinta-feira, 1º.
“Ele fez esse procedimento hoje, a gente precisa de pelo menos 48 horas para avaliação de resultados, complicações, etc., então esse tempo será aguardado, independentemente de qualquer coisa. Ainda está prevista a realização de uma nova endoscopia digestiva alta, possivelmente… a gente não decidiu ainda se vai fazer amanhã ou na quarta-feira. E a gente está trabalhando com a hipótese de que, se não houver novas intercorrências, novos problemas, que ele fique aqui até o dia 1º, até quinta-feira”, declarou o médico cirurgião Claudio Birolini.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Jonathas Silva Campos
30.12.2025 20:43Depois ele vai cortar as unhas do pés, depois das mãos, depois vai tirar o bigode que ele nunca teve, depois a barba que nunca cresceu, depois vai pintar a sobrancelha, os cabelos. Assim ele vai fazendo até o Xandão desistir e mandar ele pra prisão domiciliar.