Bolsonaro amplia poderes de Ciro Nogueira
Jair Bolsonaro editou um decreto para dar ainda mais poderes a Ciro Nogueira (foto, ao lado de Bolsonaro). A partir de agora, o ministro da Casa Civil dará a palavra final em divergências entre outros ministérios sobre atos normativos. O decreto foi anunciado em nota na noite de ontem e será publicado no Diário Oficial desta terça-feira (15)...
Jair Bolsonaro editou um decreto para dar ainda mais poderes a Ciro Nogueira (foto, ao lado de Bolsonaro). A partir de agora, o ministro da Casa Civil dará a palavra final em divergências entre outros ministérios sobre atos normativos.
O decreto foi anunciado em nota na noite de ontem e será publicado no Diário Oficial desta terça-feira (15).
Segundo o decreto, a análise de mérito de atos normativos cabe à Subchefia de Análise Governamental, que fica sob o guarda-chuva do ministério de Ciro Nogueira. O texto do Planalto fala em “Centro de Governo”, um termo não oficial.
“Com esse novo mecanismo, o Centro de Governo passa a contar com a possibilidade de resolver impasses entre órgãos quanto ao mérito de propostas de atos normativos, ou seja, poderá ponderar dados e argumentos apresentados pelos ministérios e sugerir solução do impasse, inclusive com a adoção de redação alternativa para o ato.”
Hoje, se houver divergência e nenhuma das pastas envolvida no impasse ceder, o ato normativo não é publicado.
No mês passado, Bolsonaro tirou de Paulo Guedes a autonomia sobre o Orçamento, dando mais poderes a Ciro Nogueira.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)