Barroso sai em defesa de Moraes após artigo da Economist
Presidente do STF divulga nota em resposta à publicação da revista britânica que critica atuação da Corte e de Moraes

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso (foto), divulgou neste sábado, 19, uma nota em resposta ao artigo da revista britânica The Economist, que criticou a atuação da Corte e, em especial, do ministro Alexandre de Moraes.
Publicado em 16 de abril com o título Brazil’s Supreme Court is on trial (“A Suprema Corte do Brasil está em julgamento”, em tradução livre), o artigo afirma que o Judiciário brasileiro concentra poder excessivo, personificado em Moraes, relator das ações sobre o 8 de Janeiro.
A revista classifica Moraes como um juiz com “poder excessivo” e afirma que a Suprema Corte brasileira deveria exercer seus poderes com “moderação”.
Para Barroso, o texto da revista adota a perspectiva de quem “tentou o golpe de Estado” e ignora que o Brasil vive hoje “uma democracia plena, com Estado de direito, freios e contrapesos e respeito aos direitos fundamentais”.
O presidente do STF contestou os argumentos do artigo e saiu em defesa de Moraes.
“(…) a regra de procedimento penal em vigor no Tribunal é a de que ações penais contra altas autoridades sejam julgadas por uma das duas turmas do tribunal, e não pelo plenário. Mudar isso é que seria excepcional. Quase todos os ministros do tribunal já foram ofendidos pelo ex-presidente [Jair Bolsonaro]. Se a suposta animosidade em relação a ele pudesse ser um critério de suspeição, bastaria o réu atacar o tribunal para não poder ser julgado. O ministro Alexandre de Moraes cumpre com empenho e coragem o seu papel, com o apoio do tribunal, e não individualmente.”
Barroso afirmou ainda que o país enfrentou uma tentativa de golpe de Estado, planos de atentados terroristas e até complôs para assassinar o presidente Lula (PT), o vice Geraldo Alckmin (PSB) e o próprio Moraes.
“Os responsáveis estão sendo processados criminalmente, com o devido processo legal, como reconhece a matéria. Foi necessário um tribunal independente e atuante para evitar o colapso das instituições, como ocorreu em vários países do mundo, do leste Europeu à América Latina.”
Barroso também negou que teria dito que o STF “derrotou Bolsonaro”. Segundo ele, a fala foi distorcida: “Foram os eleitores”.
A declaração original foi feita em julho de 2023, durante o 59º Congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes). Na ocasião, ele afirmou:
“Nós derrotamos a censura, nós derrotamos a tortura, nós derrotamos o bolsonarismo para permitir a democracia e a manifestação livre de todas as pessoas.”
O artigo da Economist
No artigo, a Economist descreve Alexandre de Moraes como um “juiz superstar”, com “poderes surpreendentemente amplos” que atingiriam sobretudo figuras da direita.
Ainda que reconheça que a democracia brasileira tem sofrido duros golpes nos últimos vinte anos, em grande parte por culpa de líderes corruptos, o fato é que o poder judiciário tem desequilibrado a relação entre os poderes:
“A democracia brasileira tem outro problema: juízes com poder excessivo. E nenhuma figura personifica isso melhor do que Alexandre de Moraes, que ocupa o cargo no Supremo Tribunal Federal. Seu histórico mostra que o Poder Judiciário precisa ser reduzido.”
O texto afirma ainda que “as investigações conduzidas por Moraes contra Bolsonaro e o inquérito relacionado sobre desinformação online o colocam entre os magistrados mais poderosos do mundo, rivalizando com membros da Suprema Corte dos Estados Unidos”.
A revista também destaca a atuação de Moraes contra a liberdade irrestrita nas redes sociais, em meio ao embate com Elon Musk.
Em 2024, Moraes mandou bloquear o X por mais de um mês no país e congelou contas da Starlink, também controlada por Musk. O empresário o chamou de “Darth Vader” e o acusou de ser um “ditador tirânico disfarçado de juiz”.
Segundo a Economist, a “cruzada digital” do ministro gerou críticas em Washington e motivou um processo de uma empresa ligada a Donald Trump por suposta violação da liberdade de expressão. Para a revista, o cenário de pressão tem levado Moraes a cometer “excessos graves”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
FRANCISCO JUNIOR
20.04.2025 22:16Infelizmente o Barroso tem alguns atos falhos e fala muita besteira. Infelizmente o Moraes está conduzindo pessimamente um inquérito infinito e muito importante para o Brasil, pois precisamos saber afinal até onde o judiciário tolera a "liberdade de agressão". Infelizmente o STF acabou com a prisão em segunda instância e está anulando tudo da Lava Jato. Dito isso, concordo com o Barroso que os ritos nos casos citados por ele estão sendo cumpridos, sou contra a anistia aos golpistas, que queriam ditadura militar.
Lecio Ferreira
20.04.2025 19:34Imagina, o cara é presidente do STF, todo mundo sabe que Gilmar Mendes e Dias Toffoli são os alfas da corte e agora vem o Alexandre de Moraes com esse protagonismo, é claro que o pavão vai defender a isonomia do antr...
Luiz Filho
20.04.2025 13:39O cocoso vaidoso afrescalhou de vez. Ao adorar ouvir-se e lêr-se foi ao desvairio. O suposto golpe não foi o “derrotamos o bolsonarismo”. O verdadeiro golpe foi a revolta de ter um ladrão, um corrupto julgado e condenado nas 4 instâncias do judiciário descondenado e de volta ao local do crime
Guilherme Rios Oliveira
20.04.2025 12:40O pior cego é aquele que não quer ver!!!
Alexandre Ataliba Do Couto Resende
20.04.2025 12:38No Mundo de Barroso tudo está bem e maravilhoso....
Ademir Fenicio
20.04.2025 11:39luminar da civilização
Annie
20.04.2025 11:22Barroso e só mais um vergonha dessa corte.
Amaury G Feitosa
20.04.2025 10:27. ELEIÇÃO DE SE TOMA? .. PERDEU MANÉ !!! ... DERROTAMOS O BOLSONARISMO ??? ..... o que o ridículo dr. VERBOSO em sua insanidade comuNAZIfascista faz declarando vergonhosamente ao mundo o que sabem por óbvio e criminoso mostra que a ditadura assassina, há inocentes mortos na Papuda, está freada e já teme o povo, certamente teremos ter mais vítimas que pode ser qualquer de nós, mas a farra acabou ... e quem sobreviver sorrirá !!!
Marian
20.04.2025 10:24Palavras jogadas ao vento, que aliás mudou de direção
Silvana
20.04.2025 10:14Ele está chateado porque o artigo mostra protagonismo do Moraes. Ele quer ser o destaque.