Barroso faz exames em Brasília após mal-estar
Ministro do STF teve queda de pressão arterial e permanece internado no Hospital Sírio-Libanês
O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), realizou exames médicos nesta quarta-feira, 15, após apresentar um quadro de queda de pressão arterial, segundo O Globo.
Ele foi atendido no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, onde permanece em observação médica.
A indisposição ocorre poucos dias antes de sua aposentadoria oficial da Corte, marcada para o próximo sábado, 18.
O presidente Lula assinou nesta quarta-feira o decreto que concede a aposentadoria antecipada ao magistrado, publicado em edição extra do Diário Oficial da União.
Leia mais: Aumenta pressão por indicação de ‘ministra mulher’ no lugar de Barroso
Planos pós-STF
O ministro revelou que dedicará seu tempo longe do STF à vida acadêmica.
“Eu não tenho planos nesse momento. Eu aceitei… É… Os meus planos, nesse momento, são acadêmicos. Escrever. Aceitei um convite para estar em uma instituição, é… chamada Marks Plunk, na Alemanha. Vou lá em novembro. Aceitei dar um curso como professor visitante na Sorbonne, em janeiro“, disse a repórteres.
Barroso disse ainda que pretende usar o próximo ano para refletir sobre os rumos de sua trajetória pessoal.
“No ano que vem, eu vou começar a pensar na minha vida. Mas eu não tenho nenhum projeto delineado. Eu apenas tive uma sensação no meu coração de ter cumprido um ciclo da minha vida. A vida é feita de ciclos, e eu achei que tinha feito o que podia fazer e que era hora de abrir espaço para pessoas que venham com outras ideias. Enfim, a vida é assim. A gente tem que saber ceder o lugar na hora certa.”
Sucessora?
Movimentos sociais, entidades ligadas ao PT e até artistas intensificaram a campanha para que o presidente Lula indique uma mulher no lugar do ministro Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF).
Na semana passada, entidades como o Fórum Justiça, Plataforma Justa e Themis – Gênero e Justiça divulgaram uma lista com 13 nomes de mulheres que contemplariam o pleito dos movimentos sociais.
Entre eles, estão, por exemplo, a ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Edilene Lobo, a ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Daniela Teixeira e a presidente do Superior Tribunal Militar (STF), Maria Elizabeth Rocha.
Na terça-feira, 14, a cantora Anitta também passou a defender publicamente a indicação de uma mulher para o cargo. Ela publicou uma petição online em favor de uma mulher ministra.
Apesar disso, o presidente Lula tem dado indicativos de que o critério de gênero não deve ser levado em consideração na sua escolha.
“Eu quero uma pessoa — não sei se mulher ou homem, não sei se preto ou branco — que seja gabaritada para ser ministra da Suprema Corte. Eu não quero um amigo, eu quero um ministro da Suprema Corte que terá como função específica cumprir a Constituição brasileira”, disse Lula em entrevista coletiva na segunda-feira durante sua passagem por Roma.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Marcia Elizabeth Brunetti
16.10.2025 08:09Tadinho! Será que não poderá mais cantar em público?