Barroso apoia gasto de Toffoli com segurança na final da Champions Barroso apoia gasto de Toffoli com segurança na final da Champions
O Antagonista

Barroso apoia gasto de Toffoli com segurança na final da Champions

avatar
Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 06.06.2024 21:25 comentários
Brasil

Barroso apoia gasto de Toffoli com segurança na final da Champions

STF gastou 39 mil reais com as diárias internacionais de um segurança designado para acompanhar Toffoli na viagem à Inglaterra

avatar
Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 06.06.2024 21:25 comentários 6
Barroso apoia gasto de Toffoli com segurança na final da Champions
Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, tentou justificar, nesta quinta, 6 de junho, os gastos públicos do colega Dias Toffoli na viagem a Londres para ver a final da Champions League, maior campeonato de clubes de futebol da Europa, no início da semana.

O STF gastou 39 mil reais com as diárias internacionais de um segurança designado para acompanhar Toffoli na viagem à Inglaterra, que durou entre 25 de maio e 3 de junho e incluiu a ida à final da Champions League com empresário patrocinador de fórum jurídico em Londres.

“Até pouco tempo atrás, os ministros do Supremo Tribunal Federal circulavam em agendas pessoais e até institucionais inteiramente sós. Infelizmente, nos últimos anos, fomentou-se um tipo de agressividade e de hostilidade que passaram a exigir o reforço da segurança em todas as situações”, disse Barroso em nota divulgada nesta quinta.

“As autoridades públicas de todos os Poderes circulam com esse tipo de proteção seja em eventos privados, seja em eventos públicos. Porque, evidentemente, a agressão ou o atentado contra uma autoridade, em agenda particular ou não, é gravosa para a institucionalidade do país”, acrescentou.

Segundo a Folha de S. Paulo, que revelou o caso o STF não quis confirmar a viagem do magistrado, mas as informações sobre o pagamento das diárias ao segurança estão no Siafi (Sistema Integrado de Administração Financeira).

Toffoli, que mais uma vez não teve a agenda no exterior divulgada, participou remotamente da sessão de 29 de maio.

A Corte, por sua vez, passou o pano, dizendo que “nenhuma viagem reduz o ritmo de trabalho e os estudos por parte do ministro, que segue trabalhando em seus votos, em suas decisões e participando das sessões colegiadas”.

Toffoli na final da Champions

O ministro Dias Toffoli, do STF, assistiu à final da Uefa Champions League entre Real Madrid e Borussia Dortmund, no estádio de Wembley, em Londres, no sábado, 1º.

O magistrado, segundo O Globo, era um dos convidados do camarote comprado pelo empresário Alberto Leite, dono da FS Security. A empresa foi uma das patrocinadoras do 1º Fórum Jurídico Brasil de Ideias, realizado em Londres, no fim de abril, do qual participaram Toffoli, Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes.

Ao jornal, o ministro do STF afirmou que as despesas da viagem foram pagas com recursos próprios. Ele, contudo, não informou que pagou a segurança.

Toffoli reclama da vigilância

Em maio, Dias Toffoli reclamou da vigilância da imprensa sobre as viagens sem prestação de contas dos ministros do STF à Europa. À  Folha, o magistrado, que na ocasião estava em Madri, na Espanha, participando de mais um evento jurídico, afirmou que as matérias publicadas são “absolutamente inadequadas, incorretas e injustas”.

O ministro Dias Toffoli, do STF, nunca gostou de ser vigiado.

Em sua sabatina no Senado Federal em 2009, o então postulante ao cargo de ministro do STF afirmou que sua ligação com o PT “é uma página virada da história” e que no Supremo passaria a agir como “juiz da Nação”.

Em 2015, sobre quem acha que ele tem uma dívida com o PT por ter sido nomeado por Lula para a Corte, Toffoli disse à Veja que “é só um ignorante, um imbecil, um burro, um néscio para pensar dessa forma”.

Em 12 de abril de 2019, Toffoli enviou a seu colega Alexandre de Moraes uma mensagem, requerendo – “diante das mentiras e ataques” que ele genericamente alegava existirem em matéria da Crusoé, repercutida em O Antagonista – “a devida apuração das mentiras recém-divulgadas por pessoas e sites ignóbeis que querem atingir as instituições brasileiras”.

Esportes

Eurocopa 2024: Espanha vence Itália e avança para oitavas

20.06.2024 18:30 3 minutos de leitura
Visualizar

Onda de calor extremo segue matando centenas de pessoas

Visualizar

Valverde fala das expectativas para Mbappé no Real Madrid

Visualizar

Bradley Cooper Raspa metade da barba

Visualizar

Eurocopa 2024: Inglaterra decepciona e só empata com a Dinamarca

Visualizar

Palmeiras acerta contratação de Augustín Giay, jogador da argentina

Visualizar

< Notícia Anterior

EUA aplica sanções contra Los Lobos devido a escalada de violência no Equador

06.06.2024 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

O "Tinder" do PCC é condenado a 18 anos de prisão

06.06.2024 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Redação O Antagonista

Suas redes

Instagram

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (6)

Luis Eduardo Rezende Caracik

2024-06-07 07:16:19

Ministro, até algum tempo atrás, os ministros do Supremo sabiam se dar ao respeito. Hoje não. São arrogantes, falam fora dos autos, dão entrevistas, não respeitam seus pares e os pagadores de impostos, e acham que estes são ignorantes e burros. É só por isso que precisam de seguranças...


Clayton De Souza pontes

2024-06-07 05:02:52

O PToffoli não tem nenhum pudor em torcer as leis pra votar blindar corruptos, principalmente do PT. E pelo jeito também não tem respeito pelo dinheiro público


Carlos Alberto Bolsoni

2024-06-07 00:30:21

Gilmar tem razão. O incrível pessoal da Lava Jato agiam como ladrões de galinha. O pessoal dele no STF é que agem como ladrões de primeira classe. Gente que rouba o erário diretamente da Europa. Gente de classe.


Marian

2024-06-06 22:52:02

Claro que sim. Somos manés.


Claudemir Silvestre

2024-06-06 22:38:40

STF é um exemplo de IMORALIDADES e GANÂNCIA PELO PODER !!! parece que Bolsonaro estava certo !!!


AF

2024-06-06 22:16:38

Virou uma vergonha. Ministro envolvido em delação, ministro sensuranso, ministro gastando sem qualquer pudor,, legislando e por aí vai


Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

Os 12 meses das queimadas do "amor" no Pantanal

Os 12 meses das queimadas do "amor" no Pantanal

20.06.2024 17:43 4 minutos de leitura
Visualizar notícia
Aeroporto de Caxias recebe autorização para receber voos internacionais

Aeroporto de Caxias recebe autorização para receber voos internacionais

20.06.2024 17:38 1 minuto de leitura
Visualizar notícia
Zé Felipe se diverte sendo maquiado pela filha caçula durante uma brincadeira

Zé Felipe se diverte sendo maquiado pela filha caçula durante uma brincadeira

20.06.2024 17:35 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Cardume com 150 tubarões é flagrado no litoral de São Paulo

Cardume com 150 tubarões é flagrado no litoral de São Paulo

20.06.2024 17:24 3 minutos de leitura
Visualizar notícia

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.