Aprovação de Lula interrompe tendência de alta, indica Quaest
Após quatro pesquisas consecutivas em elevação, a aprovação do petista recuou de 48% em outubro para 47% em novembro
Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 12, indica uma interrupção na tendência de alta da aprovação de Lula (PT). O levantamento vem conforme o que o Lulômetro, tracking diário da opinião popular sobre o presidente realizado por O Antagonista e Real Time Big Data, já vinha mostrando.
Após quatro pesquisas consecutivas em elevação, a aprovação do petista recuou de 48% em outubro para 47% em novembro.
Em contrapartida, a desaprovação subiu de 49% para 50% no mesmo período.
Em maio, durante a crise do INSS, Lula tinha 40% de aprovação e 57%
Avaliação de Lula
As taxas de avaliação do governo Lula também registraram piora na passagem de outubro para novembro.
Segundo o levantamento, o trabalho do petista é positivo para 31% dos entrevistados, negativo para 38% e regular para 28%.
Em outubro, os percentuais eram 33%, 37% e 27%, respectivamente.
Em maio, o pior mês da avaliação de Lula desde outubro de 2023, o trabalho do presidente era negativo para 43% e positivo para 26%, conforme a Quaest.
A Quaest ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais entre 6 e 9 de novembro. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Lulômetro
O Lulômetro já vinha apontando a queda na aprovação do presidente Lula.
O índice “ruim/péssimo” subiu um ponto percentual entre 31 de outubro e 11 de novembro, avançando de 34% para 35% e batendo a marca de 36% entre 4 e 7 de novembro.
“Ótimo/bom”, por sua vez, recuou de 34% para 31% no mesmo período.
Quando o Lulômetro foi ao ar em 14 de julho, Lula era “ótimo/bom” para 30%, “regular” para 24% e “ruim/péssimo” para 43%.
Com gráficos e dados estruturados, resultantes de pesquisas de opinião diárias realizadas pela Real Time Big Data, o Lulômetro está exposto na página principal de O Antagonista, onde é atualizado a cada 24h para a sua consulta frequente sobre os índices de “ótimo/bom”, “regular”, “ruim/péssimo” e “não sabe/não respondeu”.
Esse termômetro do desempenho de Lula, aberto para o público, é apenas uma das ferramentas incluídas no projeto Oráculo, uma plataforma premium exclusiva que apresenta levantamentos completos de dados, notícias e análises do cenário político nacional e internacional com abordagens e recortes sócio-econômico-culturais.
Leia também: O lulismo eterno
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)