Após fala de Lula, governo diz “não tolerar” tráfico de drogas
Na sexta, petista afirmou que traficantes “são vítimas dos usuários também”
O governo federal afirmou em nota divulgada nesta sexta-feira, 24, que “não tolera o tráfico de drogas”. O comunicado foi emitido após declarações do presidente Lula (PT) em Jacarta, na Indonésia, afirmando que os traficantes de drogas são “vítimas dos usuários”.
Em nota, o Planalto disse que “atua com rigor e ações de inteligência, obtendo resultados históricos contra a espinha dorsal das organizações criminosas”.
No comunicado, o governo lista ainda resultados das ações de combate ao crime organizado. Entre eles, destaca a operação Carbono Oculto, realizada em agosto, que atingiu o núcleo financeiro de uma rede mafiosa envolvida em falsificação de combustíveis e lavagem de dinheiro.
Segundo o texto, o investimento em inteligência e a integração das diferentes forças de segurança permitiram a apreensão de cerca de R$ 7 bilhões em bens de criminosos apenas em 2024, valor que mais que dobrou em relação ao ano anterior.
Leia também em Crusoé: Lulismo eterno
“Traficantes são vítimas dos usuários também”
Lula afirmou nesta sexta-feira, 24, durante encontro na Secretaria-Geral da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean) na Indonésia, que os traficantes de drogas são “vítimas dos usuários também”.
“Eu, antes de falar, sabe, de julgar alguém, antes de punir alguém, eu tenho que julgar essa pessoa. Eu tenho que ter provas. Você não pode simplesmente dizer, sabe, que você vai invadir, que vai combater o narcotráfico na terra dos outro [sic], sem levar em conta a Constituição dos outros país [sic], a autodeterminação dos povos, sem levar em conta a soberania territorial de cada país…
Sabe, porque se o mundo ficar uma terra sem lei e sem respeitabilidade, vai ficar muito difícil viver. Eu espero, se o presidente Trump quiser discutir esse assunto comigo, eu terei imenso prazer de discutir com ele o assunto, imenso prazer. Sabe? Esse e outros assuntos. Porque, veja, o mundo não pode continuar nessa polarização, sabe, do bem contra o mal a vida inteira.
Hã… Toda vez que a gente fala de combater as drogas, ah, possivelmente fosse mais fácil a gente combater os nossos viciados internamente, os usuários. Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são, sabe, vítimas dos usuários também. Ou seja, então você tem uma troca de gente que vende porque tem gente que compra, de gente que compra porque tem gente que vende. Então é preciso que a gente tenha mais cuidado no combate à droga.
No caso do Brasil, nós estamos com a frente da Polícia Federal, que envolve polícias estaduais, que nós queremos combater o tráfico… o tráfico de droga, o narcotráfico, o tráfico de armas, sabe? Porque… O contrabando.
Mas isso é preciso que a gente trabalhe em harmonia com os países. É muito melhor os Estados Unidos se dispor a conversar com a polícia dos outros países, com o Ministério da Justiça de cada país, pra gente fazer uma coisa conjunta. Porque se a moda pega, cada um acha que pode invadir o território do outro pra fazer o que quer, onde é que vai surgir a palavra ‘respeitabilidade’ e a ‘soberania’ dos países? É ruim.”
Leia mais: O carinho de Lula pelos criminosos
Íntegra da nota do governo
“O Governo do Brasil não tolera o tráfico de drogas e atua com rigor e ações de inteligência, obtendo resultados históricos contra a espinha dorsal das organizações criminosas. Em agosto deste ano, a maior operação da história contra o crime organizado atingiu o cérebro financeiro de uma rede mafiosa que, entre outras ações, falsificava combustíveis e realizava a lavagem do dinheiro proveniente de atividades ilícitas.
Os dados de 2025 mostram que o balanço final deste ano trará números também positivos. No dia de hoje, uma nova operação da Polícia Federal foi deflagrada contra uma quadrilha, sediada em Passo Fundo/RS, que atuava no tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro.
Com investimento em ações de inteligência, integração entre as diferentes forças de segurança, além da repressão à lavagem de dinheiro, o Governo do Brasil está impondo perdas nunca vistas ao crime organizado. Ações da Polícia Federal retiraram cerca de R$ 7 bilhões em bens dos criminosos apenas em 2024. O valor mais do que dobrou em relação ao ano anterior, representando mais um recorde histórico.
Ainda em 2024, a Polícia Rodoviária Federal apreendeu 850 toneladas de drogas nas rodovias federais – um recorde histórico, que representa crescimento significativo em relação a 2023.
Em dois anos, o Governo do Brasil praticamente dobrou o número de operações de combate ao crime organizado, que passaram de 1.875 em 2022 para 3.393 em 2024. Esse trabalho histórico poderá avançar ainda mais com as inovações do Governo do Brasil na PEC da Segurança Pública e outros textos enviados ao Congresso Nacional. O objetivo é somar as forças de todo o país para desmantelar as estruturas que alimentam o crime.
Ações efetivas e resultados históricos contra as organizações criminosas reafirmam o compromisso do Governo do Brasil com a segurança das famílias do país. O Governo do Brasil segue firme contra o crime organizado e do lado do povo brasileiro.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
Marian
25.10.2025 18:20Agora sabemos porque a violência explode no país. Quem irá punir vítimas? Estamos desamparados
Angelo Sanchez
25.10.2025 14:21O "descondenado" está de parabéns, foi sincero e mostrou de que lado ele está, ou seja, do lado da bandidagem e dos corruptos que ele renomeou e já voltaram a assaltar as empresas públicas que já ultrapassam muitos bilhões de reais. Acorda Brasil, só Bolsonaro salva este país.
Denise Pereira da Silva
25.10.2025 14:04O tráfico de drogas no Brasil já se encontra amplamente naturalizado e institucionalizado. A começar pelas “drogas” que são eleitas para presidir o país.
Fabio B
25.10.2025 11:26O bolsonarismo sempre foi um ótimo cabo eleitoral pro Lula, mas parte do mérito recente também vai pro Sidônio, que conseguiu conter o estrago das falas públicas do Lula, especialmente de esconder a Janja, que sumiu até das aparições públicas. Mas milagre não existe. Com a imprensa já sem monopólio sobre o que circula, cada derrapada do Lula cai direto no ventilador. Só espero que a patetice e incompetência recorrente da "oposição" não alivie mais essa pro Lula.
Márcio Roberto Jorcovix
25.10.2025 11:20Não tem como desdizer o que está dito e gravado e reflete o pensamento de quem diz. Lula é isto, Bolsonaro é o que é. Só os Lunaticos Luloides e bozoloides não enxergam o mal que esta turma faz. Que venha Tarcísio, Ratinho, Caído, Zema, tanto faz, desde que nos livremos destes dois
Annie
25.10.2025 10:23Não tem como desmentir esta gravado os traficantes estão tomando conta do país.