Aneel rebate Ministério de Minas e Energia

25.06.2026

logo-crusoe-new
O Antagonista

Aneel rebate Ministério de Minas e Energia

avatar
Redação O Antagonista
2 minutos de leitura 13.10.2024 20:04 comentários
Brasil

Aneel rebate Ministério de Minas e Energia

O ministro Alexandre Silveira afirmou que a “Aneel bolsonarista” não puniu nem realizou uma “fiscalização adequada” sobre a Enel

avatar
Redação O Antagonista
2 minutos de leitura 13.10.2024 20:04 comentários 0
Aneel rebate Ministério de Minas e Energia
Foto: Divulgação/ Aneel

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) respondeu a ofício enviado pelo Ministério de Minas e Energia sobre as providências tomadas em relação à Enel e afirmou ter cobrado R$ 320.801.815,02 em multas da companhia desde 2018.

No sábado, 12, o ministério exigiu que a Aneel cobrasse rapidez da Enel no restabelecimento da energia em São Paulo, que sofreu um apagão após temporal de sexta-feira, 11.

Segundo a agência, no ano passado foi aplicada a maior multa da história do setor elétrico nacional a uma distribuidora. A Enel foi penalizada em R$ 165.807.883,50 pelo apagão ocorrido em novembro de 2023.

A Aneel estima que, ao todo, 2,6 milhões de consumidores ficaram sem energia, sendo que 2,1 milhões foram na área de concessão da Enel-SP. Até a tarde deste domingo, 780 mil casas continuavam sem luz.

“Aneel bolsonarista”

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, rebateu Tarcísio de Freitas depois de o governador de São Paulo ter usado as redes sociais para criticar a Enel e dizer que a concessão da energia elétrica em São Paulo é de responsabilidade do governo federal.

Em publicação no X, o ministro afirmou que a “Aneel bolsonarista” não puniu nem realizou uma “fiscalização adequada” sobre a Enel. 

“O MME já avisou que não há qualquer indicativo de renovação da concessão da distribuidora em São Paulo e que a omissão da agência deve ser investigada pelos órgãos de controle”, acrescentou.

Tarcísio defendeu o fim do contrato com a Enel, concessionária responsável pela distribuição de energia na Grande SP.

Nas redes sociais, Tarcísio afirmou que a Enel “deixou os consumidores de São Paulo na mão” e citou a responsabilidade do Ministério de Minas e Energia e da Aneel em relação à concessão da energia elétrica.

Leia também: Ministro de Lula rebate Tarcísio e critica “Aneel bolsonarista”

  • Mais lidas
  • Mais comentadas
  • Últimas notícias
1

PSOL prova do próprio veneno

PSOL prova do próprio veneno
2

Keiko alcança vantagem insuperável no segundo turno do Peru

Keiko alcança vantagem insuperável no segundo turno do Peru
3

Wagner encontrou uma testemunha de defesa

Wagner encontrou uma testemunha de defesa
4

O país do dane-se

O país do dane-se
5

Valdemar indica que não vai processar Moro este ano

Valdemar indica que não vai processar Moro este ano
6

“Tinha 3 mulheres em casa e eu não podia ficar desarmado”, diz Bolsonaro à polícia

“Tinha 3 mulheres em casa e eu não podia ficar desarmado”, diz Bolsonaro à polícia
7

Crusoé: Uma má notícia para a candidatura do ‘profexô’ Luxemburgo

Crusoé: Uma má notícia para a candidatura do ‘profexô’ Luxemburgo
8

Crusoé: Alemanha desiste de seus maiores navios de guerra

Crusoé: Alemanha desiste de seus maiores navios de guerra
9

Em 2022, Érika foi a novata mais privilegiada em disputa pela Câmara

Em 2022, Érika foi a novata mais privilegiada em disputa pela Câmara
10

Criador da campanha pelo fim da escala 6×1 faz críticas à cúpula do Psol

Criador da campanha pelo fim da escala 6×1 faz críticas à cúpula do Psol
1

O país do dane-se

O país do dane-se
2

Wagner encontrou uma testemunha de defesa

Wagner encontrou uma testemunha de defesa
3

Renan Santos diz que Flávio Bolsonaro é “inviável” e aposta no desgaste do bolsonarismo

Renan Santos diz que Flávio Bolsonaro é “inviável” e aposta no desgaste do bolsonarismo
4

Valdemar indica que não vai processar Moro este ano

Valdemar indica que não vai processar Moro este ano
5

Keiko alcança vantagem insuperável no segundo turno do Peru

Keiko alcança vantagem insuperável no segundo turno do Peru
6

PSOL prova do próprio veneno

PSOL prova do próprio veneno
7

Crusoé: Uma má notícia para a candidatura do 'profexô' Luxemburgo

Crusoé: Uma má notícia para a candidatura do 'profexô' Luxemburgo
8

Momento exige do Judiciário "disposição sincera à autorreflexão", diz Fachin

Momento exige do Judiciário "disposição sincera à autorreflexão", diz Fachin
9

“Tinha 3 mulheres em casa e eu não podia ficar desarmado”, diz Bolsonaro à polícia

“Tinha 3 mulheres em casa e eu não podia ficar desarmado”, diz Bolsonaro à polícia
10

Flávio Bolsonaro 'resgata' Neymar em vídeo de IA

Flávio Bolsonaro 'resgata' Neymar em vídeo de IA
1

Miguel Falabella diz que Sai de Baixo não existiria nos dias de hoje

Miguel Falabella diz que Sai de Baixo não existiria nos dias de hoje
2

Deborah Secco diz que foi traída por todos os seus ex-namorados

Deborah Secco diz que foi traída por todos os seus ex-namorados
3

Jim Carrey voltará a interpretar Grinch em novo filme

Jim Carrey voltará a interpretar Grinch em novo filme
4

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 25/06/2026

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 25/06/2026
5

Ex-estrela da BBC descobre câncer agressivo na próstata

Ex-estrela da BBC descobre câncer agressivo na próstata
6

Justiça obriga Record a pagar R$ 50 mil por ‘nova Escola Base’

Justiça obriga Record a pagar R$ 50 mil por ‘nova Escola Base’
7

Duplo terremoto na Venezuela foi um dos mais intensos dos últimos anos

Duplo terremoto na Venezuela foi um dos mais intensos dos últimos anos
8

Brasil vence a Escócia e se classifica para a próxima fase

Brasil vence a Escócia e se classifica para a próxima fase
9

Vídeo de Michelle divide opiniões entre bolsonaristas

Vídeo de Michelle divide opiniões entre bolsonaristas
10

Erika Hilton foi a candidata estreante com maior volume de recursos em 2022

Erika Hilton foi a candidata estreante com maior volume de recursos em 2022

Tags relacionadas

Alexandre Silveira Aneel apagão concessão Enel São Paulo Tarcísio de Freitas
< Notícia Anterior

João Guilherme comemora gravidez nas redes sociais

13.10.2024 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

The Cure lança primeiro álbum depois de 16 anos

13.10.2024 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Redação O Antagonista

Suas redes

Instagram

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Icone casa

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.