Alesp aprova criação de escolas cívico-militares após invasão de estudantes Alesp aprova criação de escolas cívico-militares após invasão de estudantes
O Antagonista

Alesp aprova criação de escolas cívico-militares após invasão de estudantes

avatar
Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 21.05.2024 20:04 comentários
Brasil

Alesp aprova criação de escolas cívico-militares após invasão de estudantes

Vídeos mostram estudantes formando um cordão humano para empurrar a tropa de choque; projeto é reação a política do governo Lula

avatar
Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 21.05.2024 20:04 comentários 0
Alesp aprova criação de escolas cívico-militares após invasão de estudantes
Reprodução/ X

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou, nesta terça-feira, 21 de maio, a criação de escolas cívico-militares no estado, projeto encabeçado pelo governador, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

O texto passou por 54 votos a 21.

Reação à decisão do governo Lula de cortar o programa nacional de fomento a escolas cívico-militares, o projeto de Tarcísio também prevê a implantação desse modelo de ensino em colégios já existentes.

A gestão militar será voltada às escolas com índices de rendimento inferiores à média estadual, sendo atrelada também a taxas de vulnerabilidade social.

Poderão participar do projeto tanto escolas estaduais quanto municipais.

A aprovação do projeto na Alesp nesta terça se deu após confronto entre estudantes e policiais após a invasão do plenário da Casa.

Vídeos mostram estudantes formando um cordão humano para empurrar a tropa de choque.

O confronto não chegou aos níveis de violência vistos quando, em dezembro, um grupo de vândalos invadiu a Alesp contra o projeto de lei que abriu caminho para a privatização da Sabesp.

E os atos antidemocráticos da esquerda?

Enquanto os deputados estaduais de São Paulo aprovavam o processo de privatização da Sabesp na quarta-feira, 6, a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) se tornou palco de vandalismo e violência contra a democracia provocadas por militantes de esquerda contrários ao projeto liderado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Na confusão, vândalos tentaram invadir o plenário da Alesp e interromper a votação, da qual os deputados da oposição ao Palácio dos Bandeirantes preferiram não participar, mas foram frustrados pela Polícia Militar paulista.

Os atos de 6 de dezembro na Alesp foram duramente criticados por políticos e parlamentares da direita, que comparam a baderna ao que ficou conhecido como atos antidemocráticos de 8 de janeiro na Praça dos Três Poderes. Eles questionam o Supremo Tribunal Federal (STF).

O deputado Carlos Jordy (PL-RJ), líder da oposição na Câmara, questionou se o STF irá prender os “terroristas da Alesp”.

O ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Novo) indagou o ministro Alexandre de Moraes, do STF, se os vândalos paulistas serão “adicionados ao inquérito dos atos antidemocráticos”.

Os deputados estaduais Lucas Bove (PL) e Gil Diniz (PL) foram à delegacia acompanhar “o indiciamento e a punição de todos aqueles que praticaram atos de terrorismo com conduta antidemocrática”.

O deputado estadual Guto Zacarias (União) disse que o projeto de lei que autoriza a privatização da Sabesp foi aprovado apesar da “vanguarda do atraso” que “tumultuou a galeria” para desinformar o cidadão.

O vereador Fernando Holiday também chamou o vandalismo promovido pela esquerda na Alesp de “terrorismo”.

O governador Tarcísio de Freitas preferiu exaltar os deputados que aprovaram a privatização, pela “coragem com que enfrentaram os ataques dos que não têm argumentos ajudará a construir um legado de universalização do saneamento, de despoluição de mananciais, de aumento da disponibilidade hídrica, de saúde para todos”

O Antagonista, de modo transparente, trata como manifestantes aqueles que se manifestam pacificamente, dentro da lei, a favor ou contra qualquer medida, autoridade ou grupo, inclusive até o momento em que há um princípio de confusão não inteiramente esclarecido. Quando se verifica, no entanto, a violência deliberada para fins de intimidação, ameaça e/ou tentativa de impedir o livre exercício de um Poder, O Antagonista trata os envolvidos, a depender da natureza e das informações sobre o caso até o momento, como vândalos e/ou golpistas, independentemente do lado político-ideológico em que estejam.

Mundo

Mais pessoas morrem em enchentes na Suiça

23.06.2024 15:45 3 minutos de leitura
Visualizar

Ataque em igreja e sinagoga deixa 7 mortos no Daguestão

Visualizar

Por que o Palmeiras está vendendo os talentos da base?

Visualizar

Descubra o segredo dos estádios menores para a Copa América 2024

Visualizar

Valor do ouro despenca em comparação ao dólar

Visualizar

Dalai Lama em Nova York para tratamento médico

Visualizar

Tags relacionadas

Alesp escola cívico-militar escolas cívico-militares
< Notícia Anterior

VaiDeBet avalia rescindir patrocínio com o Corinthians

21.05.2024 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Milionário, dupla de José Rico, é internado após AVC

21.05.2024 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Redação O Antagonista

O Antagonista é um dos principais sites jornalísticos de informação e análise sobre política do Brasil. Sua equipe é composta por jornalistas profissionais, empenhados na divulgação de fatos de interesse público devidamente verificados e no combate às fake news.

Suas redes

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

A guerra entre facções criminosas no Ceará

A guerra entre facções criminosas no Ceará

23.06.2024 14:30 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Brasil em estado de emergência habitacional

Brasil em estado de emergência habitacional

23.06.2024 14:15 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
São Paulo passa por onda extrema de seca

São Paulo passa por onda extrema de seca

23.06.2024 14:00 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
PF desmantela quadrilha de tráfico de animais silvestres online

PF desmantela quadrilha de tráfico de animais silvestres online

23.06.2024 13:55 2 minutos de leitura
Visualizar notícia

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.