Alerta de chuvas fortes e ventos intensos em estados do Sul
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para chuvas intensas e ventos fortes que afetarão os estados do Paraná, Santa Catarina e a metade norte do Rio Grande do Sul...
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para chuvas intensas e ventos fortes que afetarão os estados do Paraná, Santa Catarina e a metade norte do Rio Grande do Sul.
O alerta, válido até o fim desta quinta-feira, 11, destaca a possibilidade de precipitação de até 100 milímetros por dia, com rajadas de vento podendo atingir até 100 km/h. Além disso, há risco de queda de granizo.
O alerta laranja emitido pelo Inmet destaca o risco de corte de energia, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. Portanto, é importante seguir as orientações de segurança.
O que fazer em casos de ventos fortes?
Em caso de rajadas de vento, é recomendado não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Além disso, evite estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
De acordo com a Climatempo, essa situação climática é resultado da presença de uma grande massa de ar quente e úmido sobre o Brasil. O calor e a umidade elevada geram nuvens carregadas em quase todas as áreas do país, o que pode resultar em temporais.
Prevê-se que a chuva ocorra principalmente à tarde e à noite nesta quinta-feira. Uma nova frente fria está avançando pelo litoral do Rio Grande do Sul, o que aumenta as condições para chuva em toda a região Sul do Brasil.
Como fica o tempo em São Paulo?
Após dois dias seguidos de temporais, a cidade de São Paulo se prepara para enfrentar mais chuvas intensas nos próximos dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inemt) emitiu um alerta de perigo potencial de tempestade para a maior parte do estado, com exceção do litoral norte.
De acordo com a Climatempo, nuvens carregadas estão se formando sobre o sudeste do Brasil devido ao calor e ao ar úmido que predominam na região. Isso significa que mesmo com a possibilidade de ter o dia mais quente do ano nesta quarta-feira, São Paulo ainda está sob alerta de chuvas fortes.
Chuvas recentes causaram transtornos na cidade
Nos últimos dias, São Paulo enfrentou fortes temporais e rajadas de vento. Na terça-feira, 9, um homem morreu eletrocutado após um fio energizado cair na rua Pedro de Toledo, no bairro Moema, zona sul da cidade.
O Corpo de Bombeiros registrou 186 chamados para queda de árvores até as 18h15 de ontem, além de um chamado para desabamento/desmoronamento. Não houve vítimas nessas ocorrências.
As quedas de árvores causaram falta de energia em algumas regiões da cidade. A Enel, empresa responsável pela geração e distribuição de energia, informou que as rajadas de vento chegaram a atingir 76km/h na segunda-feira, 8, e 96km/h na terça-feira em alguns pontos de São Paulo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)