Alerj abre processo de impeachment contra Witzel; entenda o procedimento
O presidente da Assembleia Legislativa do Rio, André Ceciliano (PT), decidiu abrir processo de impeachment contra o governador Wilson Witzel (PSC)...
![Alerj abre processo de impeachment contra Witzel; entenda o procedimento](https://cdn.oantagonista.com/uploads/2020/06/wilson-witzel_18.mai_.2020-1024x685.jpg)
O presidente da Assembleia Legislativa do Rio, André Ceciliano (PT), decidiu abrir processo de impeachment contra o governador Wilson Witzel (PSC), investigado pela PGR por compra de respiradores suspeita.
A decisão foi anunciada por volta das 17h35, depois de uma consulta aos deputados estaduais com votação simbólica. Todos os 70 deputados (inclusive o presidente) ‘votaram’ a favor da abertura do processo. Ceciliano, porém, podia decidir sozinho.
O assunto não estava na pauta desta quarta-feira. Por isso, os deputados não ‘votaram’ em um pedido específico.
Ceciliano já recebeu 14 pedidos de impeachment. Seis foram arquivados.
Os 10 itens na pauta começaram a ser votados depois da consulta sobre o impeachment.
Com o processo aberto, Ceciliano precisa agora publicar sua decisão no Diário Oficial, dando prazo de 48 horas para os partidos da Casa indicarem representantes para a Comissão Especial que irá analisar a admissibilidade da denúncia.
Depois de indicados, os membros da Comissão Especial têm 48 horas para eleger relator e presidente.
O governador é notificado para apresentar defesa no prazo de 10 sessões, e a denúncia é lida em plenário.
A Comissão Especial emite parecer sobre a admissibilidade da denúncia em até cinco sessões, contadas a partir do recebimento da defesa ou do fim do prazo de 10 sessões para a defesa, caso ela não seja apresentada.
O parecer da Comissão Especial é lido em plenário e, em seguida, é inserido na ordem do dia, ou seja, em pauta de votação e discussão.
Caso os deputados decidam pelo recebimento da denúncia por maioria absoluta (36 votos ou mais do total de 70), Witzel será afastado e será enviada cópia do processo ao presidente do Tribunal de Justiça para a formação do tribunal misto de julgamento.
Se Witzel for afastado, assume o vice, Cláudio Castro, também do PSC.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)