Agora só faltam professores de verdade (e não matar alunos) Agora só faltam professores de verdade (e não matar alunos)
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Agora só faltam professores de verdade (e não matar alunos)

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Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 06.04.2017 17:28 comentários
Brasil

Agora só faltam professores de verdade (e não matar alunos)

O MEC divulgou a base nacional comum curricular para o ensino infantil e fundamental. A alfabetização deverá ser completada até o segundo ano do fundamental; o ensino religioso não será obrigatório e o de história passará a ser cronológico. Além disso, o inglês será a única língua estrangeira obrigatória a ser aprendida pelos alunos. O documento agora vai para o Conselho Nacional de Educação, que o examinará e enviará para a homologação do ministro.Os educadores estão em festa. Agora só faltam professores de verdade (e não matar alunos dentro da escola).Os estudantes deverão aprender o seguinte, em linhas gerais...

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Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 06.04.2017 17:28 comentários 0

O MEC divulgou a base nacional comum curricular para o ensino infantil e fundamental. A alfabetização deverá ser completada até o segundo ano do fundamental; o ensino religioso não será obrigatório e o de história passará a ser cronológico. Além disso, o inglês será a única língua estrangeira obrigatória a ser aprendida pelos alunos. O documento agora vai para o Conselho Nacional de Educação, que o examinará e enviará para a homologação do ministro.

Os educadores estão em festa.

Agora só faltam professores de verdade (e não matar alunos dentro da escola).

Os estudantes deverão aprender o seguinte, em linhas gerais (não é piada):

  1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social e cultural para entender e explicar a realidade (fatos, informações, fenômenos e processos linguísticos, culturais, sociais, econômicos, científicos, tecnológicos e naturais), colaborando para a construção de uma sociedade solidária.
  2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e inventar soluções com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
  3. Desenvolver o senso estético para reconhecer, valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também para participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
  4. Utilizar conhecimentos das linguagens verbal (oral e escrita) e/ ou verbo-visual (Libras), corporal, multimodal, artística, matemática, científica, tecnológica e digital para expressar-se e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e, com eles, produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
  5. Utilizar tecnologias digitais de comunicação e informação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas do cotidiano (incluindo as escolares) ao se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas.
  6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao seu projeto de vida pessoal, profissional e social, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
  7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos e a consciência socioambiental em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
  8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas e com a pressão do grupo.
  9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de origem, etnia, gênero, orientação sexual, idade, habilidade/necessidade, convicção religiosa ou de qualquer outra natureza, reconhecendo-se como parte de uma coletividade com a qual deve se comprometer.
  10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões, com base nos conhecimentos construídos na escola, segundo princípios éticos democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
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