Advertência no Trabalho: como, quando e porque aplicar
Medida, além de ser um aviso sobre um comportamento inapropriado, é uma notificação formal feita pelo gestor ou departamento de Recursos Humanos ao colaborador.
O panorama da dinâmica corporativa difere nas diversas esferas trabalhistas atualmente existentes, contudo, uma constante em todos elas é a prática de advertência no trabalho.
Funcionando como um método menos severo de correção de conduta, a advertência trabalhista molda a dinâmica do ambiente profissional e contribui para a estabilidade das rotinas empresariais.
Entendendo a advertência no trabalho
A advertência no trabalho além de ser um aviso sobre um comportamento inapropriado, é uma notificação formal feita pelo gestor ou departamento de Recursos Humanos ao colaborador.
De acordo com a proporcionalidade do caso, a advertência pode ser verbal ou por escrito.
A sua essência disciplinar, está a serviço da manutenção de um ambiente de trabalho saudável.
Aspectos legais de uma advertência trabalhista
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) apesar de não possuir um artigo específico sobre advertência, é o texto que direciona a aplicação dessa prática.
O artigo 482 da CLT lista comportamentos que são passíveis de demissão por justa causa, o que é relevante para sinalizar a empregados e empregadores do que pode gerar uma advertência.
Critérios para a aplicação da advertência no trabalho
A aplicação da advertência deve obedecer a alguns princípios, como atualidade e proporcionalidade.
Já que a notificação do problema deve ser feita prontamente ao colaborador. Incluindo também o senso de unicidade, um erro não pode ser repetidamente feito, sob o risco do colaborador receber punições mais severas.
Causas para uma advertência
Algumas das causas mais comuns na aplicação de advertências trabalhistas são:
- Comportamentos inadequados
- Atrasos frequentes
- Marcação de ponto incorreta
- Faltas injustificadas
É essencial que a empresa tenha políticas internas estabelecidas claras sobre o esperado comportamento dos colaboradores e as possíveis penalidades para comportamentos inadequados.
Como aplicar
Para que a aplicação da advertência seja assertiva e eficaz, o gestor deve seguir algumas diretrizes como compreender claramente a infração cometida para abordar o colaborador de maneira adequada.
A comunicação deve ser em um ambiente discreto para preservar a dignidade do profissional, além disso, é necessário deixar claro para o funcionário os erros cometidos e as ações que ele precisa tomar para corrigir a conduta.
Recordando que o mais importante do processo de advertência trabalhista é mais a ideia de orientar do que punir o colaborador.
Preservar a motivação do profissional e buscar a readequação da sua conduta deve ser o foco da ação.
Fonte: Coalize
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