A falsificação histórica de Lula
A reportagem de capa da edição mais recente de Crusoé, assinada por Carlos Graieb, destaca a falsificação da história promovida por Lula (foto). O petista...
A reportagem de capa da edição mais recente de Crusoé, assinada por Carlos Graieb, destaca a falsificação da história promovida por Lula (foto). O petista disse recentemente que a Lava Jato nasceu de um conluio com os Estados Unidos e que a retomada da refinaria de Abreu e Lima leva o Brasil ao futuro.
Ao contrário do que afirmou Lula a uma plateia de sindicalistas, um relatório do Tribunal de Contas da União, publicado em 2021, reconheceu que não houve “conluio estrangeiro”, mas tão somente má gestão e roubalheira que elidiram os mecanismos de controle da Petrobras, dona da refinaria.
“Os números são eloquentes. Orçado em 2,4 bilhões de dólares, o projeto teve seus custos multiplicados em razão de ‘ampliações e desenhos não suportados tecnicamente’. Dos dois ‘trens de refino’ previstos, apenas um foi completado até hoje, por 20,1 bilhões de dólares, ou cerca de 100 bilhões de reais, mais de oito vezes a estimativa inicial. Por causa disso, até 2021 a Petrobras havia anotado em seu balanço prejuízos de 15,4 bilhões de reais, segundo relatou o TCU.
Outro estudo, esse realizado por pesquisadores do Instituto Brasileiro de Economia, Ibre, também em 2021, comparou os custos de construção de Abreu e Lima com os de outras grandes refinarias ao redor do mundo. A conclusão foi que a planta brasileira consumiu cinco vezes mais dinheiro do que a média das obras. Quando a refinaria Sturgeon, do Canadá, é excluída dos cálculos, a Abreu e Lima se torna sete vezes mais cara que a média.Como observam os autores do texto, o governo da província canadense de Alberta interferiu fortemente na construção da Sturgeon, que por isso também teve um estouro orçamentário (ainda assim, bem menor que o brasileiro).”
Leia aqui a reportagem completa. Assine a revista Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)