Vale tudo para Globo revitalizar Vale Tudo?
A Globo sabe: essa é uma luta de longo prazo que tem que ganhar - literalmente - por pontos, ou pode ir para a lona

São Paulo, maio de 2025. A noite cai, as luzes da cidade piscam, e na tela da Globo, Vale Tudo tenta reacender a chama de um clássico. A emissora, que completou 60 anos, apostou alto no remake da novela que marcou época.
Mas o placar não está a favor. A audiência, especialmente na Grande São Paulo, é um soco no estômago: 21,0 pontos na pior semana, entre 28 de abril e 3 de maio. Um tombo histórico.
No dia 6, transmitida contra um importante jogo de futebol, a coisa piorou — 18,9 pontos, atrás do Jornal Nacional e até da novela das sete, Dona de Mim, que cravou 20,9. Tenso.
A Globo sente o chão tremer. Vale Tudo, a joia da coroa das nove, grande aposta da dramaturgia para esse ano, está sendo ofuscada por uma novela turca, Força de Mulher, na Record, que cresce como erva daninha. O SBT, com seus jogos de futebol, também rouba a bola.
E não é só isso. A sombra das comparações com a versão original de 1988 paira como um fantasma, alimentada pela gritaria nas redes sociais — essa tal bolha noveleira das redes sociais, que adora criticar a audiência da novela, não perdoa.
A comparação é dura, e o remake, nos primeiros 36 capítulos, amarga 21,7 pontos, a pior marca entre novelas das 21h desde a pandemia, salvo pelo fiasco da novela anterior, Mania de Você, que ninguém ousa citar sem estremecer, pois já tinha deixado a faixa em frangalhos. Vale Tudo herdou o terreno minado e agora enfrenta críticas afiadas.
Raquel, a heroína da trama, é um dos alvos de atenção: o foco da sua personagem em sua honestidade soa forçada, quase caricata, embora ninguém culpe o elenco, que faz muito bem o seu papel. A Globo, tentando entender o buraco, jogou a culpa num feriado prolongado. Mas o público não parece engolir.
Nos bastidores, o sinal de alerta já pisca em amarelo. A emissora planeja contra-ataques: mais propaganda em São Paulo, pesquisas para decifrar o que o público pensa, e até adiantar as cenas de Odete Roitman, a vilã que faz o Rio vibrar, mas ainda não conquistou os paulistas.
Por enquanto, está longe de ser uma crise total — dizem os executivos, com um sorriso nervoso, considerando se pode repensar o conceito de “sucesso”, nos dias de multiplataformas atuais, para uma faixa um pouco mais baixa nos números do Ibope. No Rio de Janeiro, por exemplo, a novela alcança bons 28 a 30 pontos e tanto nas redes sociais como na plataforma Globoplay ela está se saindo bem.
Mas em São Paulo, principal mercado comercial, a coisa patina e o relógio está correndo. Vale Tudo está no ringue, levando golpes e se esquivando de outros, e a Globo sabe: essa é uma luta de longo prazo que tem que ganhar – literalmente – por pontos.
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Comentários (4)
GERALDO CARVALHO
18.05.2025 10:06Outro dia li que a Globo quer ter 50% do elenco negro e 50% de mulheres, vai cair do penhasco logo logo, essa pauta identitária é um atalho pra desgraça.
Marian
17.05.2025 17:08No passado valeu assistir, agora não vale mais. Poderia ter valido se a novela não se valesse de preg@ção do que a maioria não quer ver ou ouvir. Assim, realmente não vale a pena, Hahaha . Ei, quem lacra não lucra.
Marian
17.05.2025 17:05No passado valeu assistir a Vale Tudo, agora não vale mais. Poderia ter valido se Vale Tudo não se valesse de pregação do que a maioria não quer. Assim, Vale Tudo não vale a pena, Hahaha . Ei, quem lacra não lucra .
Mariade
17.05.2025 08:53Teria sido melhor exibir a novela original. Teria sucesso garantido. Os jovens iriam conhecer umas verdades e os "noveleiros das redes sociais" das antigas iam amar.