Rebocados pelo STF
Pretensão de recorrer ao Supremo após a derrubada de vetos de Lula atesta a situação falimentar da articulação política do governo
Crusoé publicou em julho uma capa que constava que o governo Lula (foto) estava pendurado no STF. A situação piorou desde então, e agora pode-se dizer que, ainda mais acuados no Congresso Nacional pelos próprios erros, os lulistas estão sendo rebocados, como um carro quebrado, pelo Supremo Tribunal Federal.
Após mais uma derrota expressiva no Congresso, que derrubou a maior parte dos vetos do petista à lei do licenciamento ambiental, os governistas falam em recorrer ao STF, como já tinha ocorrido quando o parlamento impediu o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
O aumento do IOF foi recolocado de pé por uma decisão do ministro Alexandre de Moraes que considerou a medida válida apesar de ter sido tomada declaradamente para aumentar a arrecadação, mesmo que o imposto seja considerado regulatório — o governo mudou o discurso sobre o assunto.
Leia mais: Supremo Tributo Federal
Tapetão
Apesar de a forcinha do STF ter ajudado o governo Lula a bater recordes de arrecadação, que contribuem para mascarar a péssima situação das contas públicas em meio a outros subterfúgio dos lulistas, O Antagonista já alertou também para a obviedade de que não se governa com o STF.
As vitórias pontuais do governo Lula no Supremo não mudam a situação de isolamento dos petistas em Brasília. Pelo contrário, a agravam, pois enervam deputados e senadores já irritados com o comportamento egoísta dos lulistas, que se manifestou mais uma vez na indicação de Jorge Messias, advogado-geral da União parao STF, em vez do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Cada vitória no tapetão catalisa a próxima armadilha para o governo, como ocorreu no caso do PL Antifacção, apresentado para tentar limpar a barra de Lula, mas que acabou indo parar nas mãos de um adversário, o deputado federal e secretário de Segurança licenciado Guilherme Derrite (PP-SP).
Degradação institucional
Os apelos constantes dos governistas ao STF também degradam a própria Corte, que já se desgastou muito durante o julgamento da trama golpista, e se vulgariza a cada decisão monocrática despachada a favor do governo Lula — e é difícil encontrar decisões do STF contra o governo do petista.
É nessa toada que Lula caminha, ou melhor, é rebocado, em direção à eleição de 2026, torcendo para os adversários se embananarem com a prisão de Jair Bolsonaro mais o que ele ele mesmo se enrola na relação com os supostos aliados do parlamento enquanto os governistas fingem estar tudo bem.
Leia mais: O PT não sabe brincar
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Junior
30.11.2025 06:08Bolsonaro dizia que o exército era dele. Já o nine diz que o STF é dele
Clayton De Souza pontes
29.11.2025 14:11Ótima analogia do reboque. O teste mais importante será a sabatina do Messias. Infelizmente a cordialidade dessa turma induz à confusão entre o público e o privado. O Lula trata o STF como seu jurídico de defesa.