Reacionarismo woke
Bolsonaristas têm muito senso de humor, salvo quando a brincadeira não é com eles
Existe algo de obsceno na exibição do sofrimento, da fraqueza ou da dor para fins políticos. Seja quando o sofredor é exposto pelos adversários, seja quando o sofredor se expõe aos correligionários.
Arrastar cabeças e corpos, exibir torturas e chibatadas, filmar confissões e degolações, tudo isso são gestos que não servem para informar, mas para “formar”. Seduzir a uns, aterrorizar a outros. Causar impressões, não intelecções.
O fascista Mussolini foi executado e pendurado em praça pública. O comunista Che Guevara foi executado e fotografado em necrotério da Bolívia.
O que tem feito o ex-presidente Jair Bolsonaro desde que sofreu o atentado em 2018? Passear por aí segurando o pedestal de soro como um bruxo carrega seu cajado. Exibir-se à audiência como uma Kim Kardashian da obstrução intestinal.
A cada aparição, e são muitas, ele comove sua audiência e provoca sua concorrência com emoções conflitantes, mas parecidas em, pelo menos, uma coisa: todos sentimos que já estamos em plena campanha eleitoral para 2026.
Curiosamente, apesar de expor as vísceras (em sentido quase literal) ao distinto público, Bolsonaro e bolsonaristas exigem respeito. Não se façam piadinhas com o que não é motivo de graça, como fez o jornal O Globo que teve de publicar uma “Errata” pelo chiste em editoria errada.
Então humor tem limite? Piadinha tem hora? Com certas coisas não se brinca? É o reacionarismo woke.
Muito bem, muitíssimo bem. Estou à espera da publicação de “Erratas” para os seguintes achados satíricos, quando morriam milhares de pessoas por dia no Brasil:
“Gripezinha!”
“Brasileiro pula em esgoto e não acontece nada!”
“Eu não sou coveiro!”
“E daí, lamento. Quer que eu faça o quê?”
“A gente lamenta todos os mortos, mas é o destino de todo mundo…”
“País de maricas!”
“Se tomar vacina e virar jacaré não tenho nada a ver com isso!”
A lista não é exaustiva.
Leia também: Bolsonaro transforma novo drama em mais uma triste exploração política
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Marcia Elizabeth Brunetti
16.04.2025 17:50Gostei do detalhe " Kim Kardashian da Obstrução Intestinal". KKKKKK mas pensar que tem gente sofrendo as dores desse infeliz. O Boz deveria ser um pouco inteligente e cair fora do mundo político. Ele já tem grana suficiente para viver na Disney todo dia. E se faltar dinheiro ele pede pix e os patriotários enviam na mesma hora. O que mais esse Capetão deseja?